Prefeitura anuncia Centro de Tratamento da Obesidade e Espaço Viver Mais Ananindeua; entenda
Espaços de saúde que elevam a qualidade de vida da população
Secom
A Prefeitura de Ananindeua iniciou a semana com novidades. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), foram assinadas, na manhã desta segunda-feira (17), as Ordens de Serviço para construção de dois espaços localizados na área da Praça da Nove, na Cidade Nova I: o Centro de Tratamento de Obesidade de Ananindeua e o Espaço Viver Mais Ananindeua.
Moradora de Ananindeua, Rosângela Flecha, diz que o desenvolvimento chega para mudar a vida das pessoas.Moradora há 49 anos da área da Cidade Nova I, Rosângela Flecha, de 69, revela a satisfação de ver tudo mudar para melhor. “Eu fiquei muito feliz, porque quando eu me mudei para cá, há quase 50 anos, a Cidade Nova não tinha nada. O meu maior sonho era que olhassem para a nossa Praça da Nove. Então, essa iniciativa da Prefeitura e do Doutor Daniel está sendo uma glória, pois vai ser ótimo para nós idosos, para os jovens e com o centro de tratamento vai ser muito bom para as pessoas com obesidade também”.
Reinaldo Brandão nasceu na Cidade Nova I, vendo o crescimento da cidade.Diferente da dona Rosângela, Reinaldo Brandão nasceu na Cidade Nova I, onde sempre morou e vive até hoje. Aos 49 anos de idade, o técnico de som comemora a iniciativa da prefeitura. “É muito importante para nós moradores. Eu nasci e sempre morei aqui. Fico feliz em saber que agora teremos um espaço para ginástica, atividades físicas e um centro voltado para tratar a obesidade. Agradeço à Prefeitura de Ananindeua por isso”.
Centro de Tratamento da Obesidade de Ananindeua
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos dez maiores problemas de saúde pública, uma epidemia que atinge mais de 300 milhões de pessoas pelos cinco continentes.
No Brasil, esse cenário não é diferente e o número de indivíduos com obesidade evolui de maneira preocupante nas últimas três décadas, sendo que metade da população brasileira, atualmente, está acima do peso.
Objetivos do Centro de Tratamento da Obesidade:
Prevenir ou atenuar as doenças associadas ao excesso de peso;
Perder e manter o peso em longo prazo;
Melhorar as comorbidades associadas;
Aumentar a qualidade de vida.
Espaço Viver Mais Ananindeua
O sedentarismo é um problema de saúde que afeta milhões de brasileiros, em todas as regiões do país. O Brasil é um dos países mais sedentários da América Latina. De acordo com o IBGE, 47% dos brasileiros adultos são sedentários.
O primeiro Espaço Viver Mais Ananindeua será uma academia ao ar livre, com aparelhos de ginástica e de musculação para incentivar a prática de atividade física, contribuindo para a saúde da população.
Implantação do Centro de Tratamento de Obesidade de Ananindeua e o Espaço Viver Mais Ananindeua.Objetivos do Espaço Viver Mais Ananindeua:
Melhorar o condicionamento físico; prevenir doenças crônicas, como diabetes e pressão alta; reduzir o stress e a ansiedade; melhorar a saúde respiratória; estimular a produção de vitamina D; aumentar o foco, a concentração e os níveis de felicidade e disposição; fortalecer a musculatura; e contribuir para a manutenção da saúde mental.
Dayane Lima, secretária de saúde de Ananindeua, relembra a importância do foco na saúde. “Em Janeiro, o Doutor Daniel nos deu a missão de criar um espaço para cuidar da saúde das pessoas com obesidade e também da longevidade da população de um modo geral, o que está relacionado a com qualidade da saúde, de vida e de exercícios físicos. Pensamos, então, em criar um ambulatório para tratamento da obesidade e implantar o Programa Viver Mais Ananindeua”.
A titular da SESAU revela ainda sobre os diversos atendimentos. “Aqui, vamos ter atendimento com psicólogo, endocrinologista, educador físico, personal trainer e nutricionista, onde serão trabalhadas tanto a parte funcional como a saúde em si da população de Ananindeua. Haverá o acompanhamento contínuo dos pacientes”.
Sobre as novas construções, o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, aponta sobre a qualidade e a importância desses espaços de saúde. “Aqui, teremos um ambulatório para o tratamento da obesidade onde terá o acompanhamento longitudinal dos pacientes e também vamos caminhar para que, futuramente, os pacientes que necessitarem sejam encaminhados para a cirurgia bariátrica. Este espaço será uma referência não só para Ananindeua, como para todo o estado do Pará”.