Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua realiza ação em alusão ao Setembro Amarelo voltada para servidoras
Iniciativa reforça cuidados com a saúde mental e combate à violência psicológica no ambiente de trabalho
Secom
Em alusão ao "Setembro Amarelo", mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, na última sexta-feira, dia 19, a Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua (CMB) promoveu uma programação especial voltada para suas servidoras. Com o tema: “Cuidar de quem cuida de todas”, a iniciativa teve como objetivo valorizar o bem-estar emocional das equipes e reforçar o enfrentamento à violência psicológica e a outras formas de agressão no ambiente de trabalho.
Equipe Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua (CMB).A atividade contou com rodas de conversa, momentos de escuta e dinâmicas interativas, que proporcionaram reflexões profundas de forma leve e acolhedora. O encontro fortaleceu a rede de apoio interna e estimulou práticas de convivência mais saudáveis entre as servidoras.
Além dos diálogos e trocas de experiências, houve também um momento especial de cuidado, em que as servidoras puderam desfrutar de serviços como estética e relaxamento, corte de cabelo, maquiagem Mary Kay, design de sobrancelhas e colocação de cílios tufinhos. A programação foi acompanhada de um 'coffee break', que contribuiu para a integração e a troca de experiências em um ambiente descontraído.
Coordenadora da CMB, Ladiany Atayde.A coordenadora da CMB, Lediany Atayde, ressaltou a importância da ação. “Muitas vezes, quem trabalha no acolhimento esquece de olhar para si mesma. O 'Setembro Amarelo' nos lembra da importância de cuidar da saúde mental e, neste momento, nosso foco foi justamente fortalecer as mulheres que todos os dias dedicam energia para transformar a vida de outras. Servidoras acolhidas e cuidadas conseguem oferecer ainda mais empatia e apoio.”
Pscologa e Diretora de Saúde da Semad, Christiane Tenório.A diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Christiane Tenório, também destacou a relevância da iniciativa. “A valorização da saúde mental é essencial para desempenharmos um bom trabalho em todos os âmbitos. Precisamos estar bem para cuidar das pessoas que buscam os serviços da Casa, oferecendo um atendimento de excelência. O 'Setembro Amarelo' nos lembra que a saúde mental deve ser prioridade todos os dias.”
Servidora da CMB, Tháina Maressa.A servidora da Casa, Tháyna Maressa, compartilhou sua percepção sobre a ação. “Muitas vezes nos dedicamos intensamente a cuidar do outro, mas esquecemos de olhar com carinho para nós mesmas. Ser vistas, ouvidas e acolhidas é uma forma de renovar as forças para continuar nossa missão de ajudar ao próximo.”
Com essa mobilização, a Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua reafirma seu compromisso com o bem-estar das mulheres, tanto as que buscam atendimento quanto as que atuam na instituição. Mais do que uma campanha, o Setembro Amarelo reforça a necessidade de ampliar espaços de acolhimento, prevenção e combate à violência em todas as suas formas.