Prefeitura fomenta práticas esportivas com a entrega do primeiro Espaço Radical de Ananindeua

18/09/2022 12h36

Um local que antes era ocioso em Ananindeua, hoje se torna referência no estado do Pará para sediar competições a nível nacional e internacional. O Espaço Radical, localizado na Avenida Independência, entre os bairros Curuçambá e Paar, foi planejado e construído respeitando todas as regras das federações (estaduais) e as confederações (nacionais).

A obra foi realizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), que tem como grande desafio criar espaços públicos acessíveis, diferenciados e de notoriedade para o município.

Quem vai aproveitar a nova pista de skate é o pequeno Matheus, de 3 anos, que segundo sua mãe, há um ano descobriu a paixão do filho pelo skate. "O pai dele tem um skate e o Matheus sempre subia. Claro que eu ficava com receio dele se machucar, mas com o tempo percebi a habilidade dele para esse esporte, hoje ele faz parte de um projeto social e a cada dia o meu medo se torna menor e quem sabe o meu filho possa vir representar o município em competições”, falou Cleiciane Anjos, que é moradora do Paar e mãe do Matheus.

Já para Maria Vitória, mais conhecida como Maria pimentinha pelos amigos do Projeto Social Ananin, o novo espaço irá ajudá-la no tratamento de autismo e hiperatividade. “O esporte veio pra fazer o diferencial na vida da minha filha. Ela melhorou bastante e hoje consegue interagir com as outras crianças, sem falar na retirada do remédio noturno, que com a graça de Deus, os médicos perceberam a melhora dela e suspenderam o medicamento. Neste espaço, ela poderá fazer as atividades mais vezes e quem ganha somos nós”, comentou dona Rosa Oliveira, mãe da Maria.

Augusto Formiga, o primeiro atleta profissional do Norte do Brasil, fez questão de marcar presença na inauguração do Espaço Radical, que ocorreu neste sábado (17), e contou da alegria em ver que a prefeitura investiu e criou um espaço que não deixa a desejar a nenhum outro lugar do Brasil.

“Já viajei muito pelo Brasil, também já participei de competições pra fora Brasil e saibam que Ananindeua não deixa nada a desejar na prática de esportes radicais. Temos a maior pista da região norte na modalidade de skate e ela fica na minha cidade Ananindeua”, disse Formiga.

O prefeito Dr. Daniel enfatizou a importância da criação de espaços como estes na vida das crianças, jovens e adultos. “Quando solicitei junto a Sesan um projeto diferenciado dos demais, foi com o intuito que o nosso município pudesse descobrir novos talentos, tirar a garotada do tempo ocioso, garantir qualidade de vida e lazer digno aos munícipes. Tenham certeza de que cada vez mais vamos criar espaços para que o morador de Ananindeua não precise mais sair daqui para poder ter lazer e outras atividades de qualidade”, ressaltou.

Saiba mais sobre o espaço radical

Com aproximadamente 5.296,70 m², o Espaço Radical tem toda infraestrutura necessária e de qualidade para que a população possa realizar as atividades de: Skate Street, Slackline, Le Parkourk, Pump Track, paginação e ciclismo. O espaço também conta com um estacionamento para carros, motos e bicicletas, local exclusivo para a gastronomia e fonte interativa para a criançada se refrescar com um belo banho.

O local foi construído com a supervisão e orientação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN).

Após a inauguração, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) fica responsável por realizar atividades que fomentem a prática esportiva no município para as crianças, adolescentes, jovens e adultos.