1º Ananin Dance Fit enriquece a campanha Outubro Rosa em Ananindeua

16/10/2022 00h47 - Atualizada em 19/10/2022 17h13

Em Ananindeua, o Outubro Rosa vai além das palestras e dos exames preventivos. Neste sábado (15), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), realizou o 1º Ananin Dance Fit para reforçar a campanha com saúde, alegria e muita movimentação. O evento ocorreu na Avenida Dom Vicente Zico (antiga Arterial 18), no bairro Coqueiro, e contou com apresentações de aulas rítmicas, orientações de saúde e bem estar.

Segundo o secretário da SELJ, Alex Melul, o mês de outubro é de prevenção ao câncer de mama e desta forma, a ação do aulão é para conscientizar, de forma alegre, as mulheres e ressaltar sobre a importância do diagnóstico precoce. "Sabemos que quando a mulher vai ao médico e faz os exames, fica mais fácil detectar o câncer e cuidar, então, queremos que as mulheres da nossa cidade cuidem da saúde e entendam a importância da prevenção, nada melhor do que juntar saúde com atividade física", frisou o secretário.
O evento contou com 10 profissionais que ministraram as aulas, entre eles a professora de Muay Thai, Débora Guerreiro. “A gente achou interessante essa proposta da prefeitura em inserir o FitDance na prevenção e conscientização do Outubro Rosa. A ideia foi mostrar para elas que a atividade física é um dos fatores preventivos do câncer, além de trazer bem estar físico e emocional”.

Silvia Lago, de 65 anos, foi uma das participantes mais animadas do “Aulão Rosa”. “Iniciativas como essa são muito bacanas, porque atividade física é saúde e essa tem que ser a nossa maior preocupação, em primeiro lugar. Eu amo dançar. O evento foi ótimo”.

Quem também prestigiou o evento foi a jovem Cauane Barbosa, de 16 anos. “Amei o evento, porque juntou atividade física com orientações sobre o câncer de mama”.

Saiba mais sobre a doença
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.