Mais de 400 atletas participam da Corrida e Caminhada do Noel em Ananindeua

20/12/2021 14h36 - Atualizada em 29/12/2021 17h43
Secom

Como parte da programação do "Natal do Amor", realizada pela Prefeitura de Ananindeua, a "Corrida, Caminhada e Corridinha do Noel" reuniu mais de 400 atletas na manhã deste domingo, 19, no Parque Seringal. A primeira edição da corrida foi marcada com muito alegria, disposição e animação dos participantes, que estavam concentrados desde às 5h30 da manhã e percorreram 7km pelas ruas da Cidade Nova, em Ananindeua. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).

"O objetivo principal foi oferecer à população de Ananindeua um momento de lazer, esporte e integração. Ficamos surpresos que muitas pessoas de outros municípios vieram participar. Eles vieram de Marabá, Barcarena, de outros Estados, para prestigiar esta corrida e caminhada do Noel juntamente com a corridinha kids. A recepção foi magnífica, tivemos mais de 400 inscritos nesta primeira edição. Conseguimos alcançar o nosso objetivo. Ficamos tão agradecidos por poder oportunizar um momento importante para os nossos munícipes, desejamos um feliz natal a todos", comentou o secretário municipal de Esporte Jami Leite. A corrida teve início às 6h, e logo em seguida a caminhada, onde os participantes da segunda prova realizaram um percurso de 5km com mais tranquilidade. Durante o trajeto, os corredores puderam contar com três pontos de hidratação. 

Premiação 
Todos os participantes receberam medalhas, e os primeiros classificados na categoria geral feminina e masculina receberam troféus e prêmios em dinheiro. Houve também premiação de troféus por categorias de idades, que variaram de 16 a 59 anos, e mais de 60 anos. As assessorias também foram premiadas e receberam um valor em dinheiro pela boa colocação. 

Renato Teixeira foi o segundo colocado masculino na categoria geral e está há 15 anos participando de corridas. Ele já foi premiado diversas vezes e elogiou bastante a organização do evento. "Essa programação é muito importante, os organizadores estão de parabéns porque eles estão incentivando a população a praticarem uma atividade física, priorizando a saúde", finalizou o corredor. 

O ganhador da categoria masculino geral foi Sidney Pantoja, morador do município de Barcarena e que veio participar de dois eventos na região. "Estou no atletismo há doze anos, já competi em vários Estados, agora estou somente aqui no Pará, sou de Barcarena e competi ontem em Belém e hoje aqui. Fizemos um percurso bom, com segurança e bem organizado, estão todos de parabéns", concluiu o primeiro colocado. 

Adriana Lima, foi a primeira colocada da categoria geral feminino, é corredora a quase 20 anos, moradora de Belém e treina bastante para poder obter bons resultados. "Foi tudo programado, fazendo um treino específico para esta prova. O clima ajudou muito, o percurso foi bom, prova muito bem organizada, estão de parabéns. Tudo colaborou para que eu pudesse obter vitória hoje, e estou muito feliz com o resultado. Já participei de várias competições, treino todos os dias, tem que ter uma disciplina de estar treinando, se não você não tem um bom resultado. Amo correr", comentou a corredora. 
Todos os participantes elogiaram a organização do evento esportivo e o percurso. "A corrida foi muito bem organizada, a estrutura bem legal, corremos com segurança e tranquilidade. Se tiver próximas, a gente vai correr também", disse o participante David Matos.  

Corridinha Kids 
A Corridinha kids foi uma edição especial para os participantes de 5 a 16 anos, e contou com mais de 30 inscritos, que realizaram um percurso especial. As crianças correram 30 metros e os mais velhos 75 metros. Antes de iniciarem, elas receberam um aquecimento dos professores de educação física e que são servidores da Secretaria de Esporte. Todos receberam medalhas pela participação e não houve classificação.

Uma das participantes, Louise Almeida, de 05 anos, gostou da corrida que praticou pela primeira vez. "Gostei bastante e estou feliz por ter corrido na frente das meninas", comentou Louise. 
A organização do evento foi da Secretaria de Esporte (Selj), em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), de Transporte e Trânsito (Semutran) e Guarda Municipal. Os servidores das pastas deram suporte durante toda a realização do evento, que garantiram uma boa organização da corrida.

Texto: Ivana Barreto
Fotos: Leandro Santana