Prefeitura de Ananindeua promove primeira edição de Festival Cultural e Esportivo nas Ilhas do município

26/09/2021 09h34 - Atualizada em 03/11/2021 09h51
Secom

O evento teve como sede a comunidade de João Pilatos e movimentou mais de 160 participantes de seis comunidades.

A primeira edição do Festival Cultural e Esportivo nas Ilhas promovido nesse sábado (25) e domingo (26), pela Prefeitura de Ananindeua por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e de Cultura (Secult) foi um grande sucesso e contou com a participação de todos os moradores de seis comunidades das ilhas, proporcionando a oportunidade de divulgação e valorização da cultura local, além de incentivar o turismo nas ilhas, contribuindo para a geração de renda aos moradores.

“Após dois meses de organização, pois exige uma logística maior para chegarmos, esta primeira edição dos jogos superou muito nossas expectativas, ficamos muito satisfeitos com o resultado, tivemos seis comunidades participando das modalidades tradicionais e das adaptadas para a realidade local. Pretendemos realizar as outras edições nas demais comunidades. O objetivo do projeto é democratizar o esporte e lazer para a população de Ananindeua e mesmo sendo comunidades mais distantes não deixaremos de também incluir em nossos projetos”, concluiu o diretor de esportes da SELJ Murilo Cardoso.

O evento esportivo, realizado nos dias 25 e 26, teve o intuito de disseminar o esporte e o lazer nas ilhas ainda pouco conhecida, fazendo a integração entre as modalidades tradicionais com as locais. Os participantes, exclusivamente moradores das comunidades, disputaram as modalidades tradicionais como futebol, vôlei, queimada, e as que foram adaptadas ao cotidiano local, natação no rio, canoagem, corrida na trilha e subida no açaizeiro.

"O objetivo primeiramente, foi trazer o esporte e mais lazer para as nossas ilhas e promover essa interação entre as comunidades, onde temos seis delas que participaram e trouxemos as modalidades mais tradicionais, e aquelas que estão dentro do cotidiano de cada morador das ilhas. O evento foi um sucesso, pudemos perceber a interação que a própria comunidade teve em aceitar esse momento tão oportuno como esse. Não somente os atletas se mobilizaram, mas todos das comunidades", disse o secretário de esporte Jamil Leite.

Todos os ganhadores das modalidades foram premiados com medalhas e troféus, são eles:

 

*Futebol

Feminino - Time Transviário A

Masculino - Time Transviário

 

*Natação

Feminino - Izabel Cabral (Comunidade de Viçosa)

Masculino - Denilson de Souza (Comunidade de João Pilatos)

 

*Canoagem

Masculino - Eliel Cabral (Comunidade de João Pilatos)

Feminino - Izabel Cabral (Comunidade de Viçosa)

 

*Vôlei

Feminino - Equipe João Pilatos A

Masculino - Equipe Laranja de João Pilatos

 

*Corrida nas Trilhas

Campeão - Taylon de Jesus

 

*Queimada:

Campeã - Equipe da comunidade de João Pilatos

 

*Subida no Açaizeiro

Feminino - Regina Sandy

Masculino - Eliel Cabral

 

Outros projetos também estão sendo estudados para serem levados às ilhas.

“Observamos que a grande demanda nas ilhas é o futebol e pretendemos realizar um campeonato mais duradouro, nos finais de semana, e também pretendemos fazer o campeonato de rabetas, estamos programando para ainda este ano. Agradeço ao prefeito Dr. Daniel por ter nos dado condições para realizar esse festival e poder trazer essa satisfação em ver as pessoas praticarem esportes”, finalizou Murilo Cardoso.

Nascida e criada na Comunidade de João Pilatos, a dona Maria do Socorro, 60 anos, participou das modalidades futebol e canoagem e foi premiada por ser a com mais idade nas competições.

"Estou muito alegre em participar pela minha idade ainda ter essa força pra tá brincando no meio dos jovens, já tenho cinco netos e não tenho mais tanto ânimo mas ainda completo o time, jogo na frente. Então é um momento de alegria de ainda ter essa resistência, me divertindo. Foi muito valioso para a nossa ilha esses festivais porque esse é o momento de muita gente ver que existe a nossa ilha, somos poucas pessoas mas sabemos receber as de fora. Vamos ficar muito alegres por esse movimento que estamos recebendo", falou a moradora.

 

 Festival Cultural

Realizado somente neste domingo, 26, o Festival Cultural, organizado pela Secult, teve como principal objetivo fomentar os antigos festivais do Açaí e do Produtor Rural da Ilha de Igarapé Grande, que fizeram parte da programação e que contou também com a apresentação dos grupos Parafolclórico Mayaná e de Carimbó da Comunidade de João Pilatos, desfile das misses dos festivais, apresentação teatral da Lenda do Açaí, brincadeiras e sorteios de brindes para as crianças.

Elisângela Silva de Souza, presidente da Associação dos moradores da Comunidade de João Pilatos, onde os jogos foram sediados ressaltou a importância de os festivais ocorrerem nas ilhas neste momento.

"Esses festivais tem um significado muito grande, além a união das ilhas, significa para nós uma visibilidade maior para nossas ilhas, mostrar nosso potencial. E com isso, todos poderão conhecer nossas ilhas para que sejam mais visitadas. Como líder comunitária, isso nunca tinha acontecido em nossas ilhas, tendo o apoio da Prefeitura através das Secretarias de Esporte, Cultura, de Saúde. Fico muito feliz em vez isso acontecer em nossa comunidade onde todos se empenharam para ocorrer”, finalizou.

As misses que representaram além dos festivais, o esporte, pescadores e cultura, receberam brindes pela participação, foram elas:

1.Maria Clara Souza - Espaço Cultural Maria do Carmo

2. Daniele Souza - Festival do Açaí

3. Michele Alcântara- Esporte

4. Maria Eduarda - Pescadores

5. Aline Raissa – Agricultores

 

"O objetivo do festival é unificar as ilhas, tornando uma alternativa de geração de renda para os moradores, e a secretaria tendo um olhar mais amplo para as ilhas, resgatando esses festivais que não acontecia há muito tempo. Ano que vem, pretendemos trazer novamente os festivais, sediando em outras comunidades. Segundo conversei com alguns moradores, eles ficaram muito felizes por esse momento, fortalecendo a cultura local. É muito importante também, essa interação com o esporte para fortalecer os laços com a comunidade. Pensamos em trazer oficinas de musicalização para as comunidades. Agradeço a todos os envolvidos, e principalmente ao prefeito que está tendo um olhar diferenciado para todo o município", ponderou o secretário de Cultura César Gaspar.

Eliane Souza, moradora há 37 anoa da Comunidade de João Pilatos, doceira que trabalha com as iguarias do açaí, como bolo, chocolate, pirulito, creme, pudim e trabalha também com a agricultura.

"É muito importante esse evento pra gente porque o açaí é nativo, é algo tão maravilhoso e pensei em trabalhar para ficar ainda melhor, fazendo as iguarias. Então isso é muito importante para podermos mostrar o que temos e poucas pessoas conhecem nossa comunidade que é longe. Saber que está sendo divulgado nossas comunidades é muito bom, nosso objetivo é poder vender os produtos que fazemos. Nossa venda é ainda local, mas pretendemos vender no município. Quero agradecer ao prefeito que desde o início tem olhado por nós, pois éramos esquecidos, por vim as outras secretarias. Agradeço à todos."

Além das Secretarias de Esporte e Cultura, que foram as organizadoras dos festivais, o evento contou com a participação da Secretaria de Saúde, com unidade itinerante para atendimentos médicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, e da Secretaria de Economia, que irá fomentar o turismo local.