Prefeitura de Ananindeua resgata festival cultural e jogos nas Ilhas do município

24/09/2021 09h53 - Atualizada em 03/11/2021 10h16

Com o objetivo de resgatar os tradicionais festivais e o esporte que aconteciam nas ilhas de Ananindeua, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude ( SELJ) promoverão o I Festival Cultural das Ilhas e o Jogos nas Ilhas, respectivamente. Os eventos acontecerão nos próximos dias 25 e 26, a partir das 9h, na Comunidade de João Pilatos.

O primeiro festival cultural, que acontecerá somente no dia 26, também tem o intuito de fomentar os antigos festivais do Açaí, Cupuaçu e do Produtor Rural da Ilha de Igarapé Grande, que irão compor a programação. O objetivo dessa integração dos festivais é levar a oportunidade de divulgação e a valorização da cultura local, além de incentivar o turismo nas ilhas e contribuir para a geração de renda local.

O Festival integrado é resultado do edital de Ananindeua prêmio “Raimundo Pinheiro” viabilizado pela Lei Aldir Blanc. O festival do Açaí, Cupuaçu e do Produtor Rural foram premiados no segmento de povos tradicionais das ilhas.

A programação do I Festival contará com as barracas dos festivais Açaí, Cupuaçú e do Produtor Rural, apresentação dos grupos Parafolclórico Mayaná e de Carimbó da Comunidade de João Pilatos, desfile das misses dos festivais, apresentação teatral da Lenda do Açaí, brincadeiras e sorteios de brindes para as crianças.

Já os Jogos nas Ilhas será realizado nos dias 25 e 26 e foram pensados para proporcionar e disseminar o esporte e o lazer em uma área muito bela, mas que ainda é pouco conhecida, fazendo a integração das modalidades tradicionais, como o futebol, vôlei e queimada com as modalidades adaptadas ao cotidiano local, que são a corrida na trilha, natação no rio, subida no açaizeiro.

Das noves comunidades localizadas nas ilhas pertencente ao município, seis participarão dos jogos: comunidade João Pilatos, comunidade Viçosa, comunidade Igarapé Grande, comunidade São Francisco Ilha Sororoca, comunidade Nova Esperança e comunidade Cajueiro.

O evento é destinado somente para os moradores das ilhas. Os ganhadores de cada modalidade serão premiados com medalhas e troféus.