SELJ realiza a 1ª Corrida de Ananindeua, com 400 inscritos

28/05/2023 15h21 - Atualizada em 28/05/2023 18h37

A manhã deste domingo (28) foi animada para corredores profissionais e amadores. O motivo foi a 1ª Corrida de Ananindeua, realizada pela Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) na Avenida Dom Vicente Zico, com percursos de 5 km e de 10 km.

O evento teve, como objetivo, promover a saúde, a qualidade de vida, a cidadania e a integração da sociedade do município. As inscrições foram esgotadas em menos de três semanas. Ao total, 400 participantes se inscreveram na corrida.

A corrida de rua entrou na vida do autônomo Luciano Teobaldo, 47, após a cirurgia bariátrica em Julho de 2017, o qual pesava, na época, 120kg. Três meses depois, ele encontrou a paixão pela corrida na forma de praticar exercício físico. Com expectativa de concluir todo o percurso de 10 km, Luciano fala sobre a importância do evento para o município: “hoje, os corredores de Ananindeua e de outras regiões estão comemorando a iniciativa da prefeitura e espero que essa seja apenas a primeira”, finaliza o atleta.

Vestido do personagem homem aranha, o advogado Roberto Pinho, 47, possui experiência em corridas. Desde 2018, ele participa de eventos esportivos como super herói, o que, em 2022, fez com que ele quebrasse o próprio recorde de maior quilometragem fantasiado em uma única prova. Na Corrida de Ananindeua, ele participou do percurso 5 km. “A corrida promove saúde, bem-estar, qualidade de vida. Hoje estou aqui feliz em participar “, disse o advogado.

O homem aranha também faz o convite para que todos, independente da idade, comecem a buscar por uma vida saudável: “levante do sofá e veja que a sua qualidade de vida irá melhorar. Correr é para todos e você só precisa dar o primeiro passo”.

Corrida da inclusão

O atleta profissional Bruno Palheta, deficiente visual, 32, possui, em sua carreira, 20 anos de corrida de rua, sendo vencedor da Corrida de São Silvestre e muitas outras. Incentivado pela professora de educação física, ainda na juventude, Bruno nunca mais parou. “A Corrida de Ananindeua está de parabéns principalmente pela inclusão e que isso seja um incentivo para que todas as organizações tenham essa sensibilidade com os competidores com deficiência visual”, disse o atleta.

Para o secretário Alex Melul, o objetivo da 1ª Corrida de Ananindeua é de promover o bem estar para todos os cidadãos do município e de outras regiões que marcaram presença no evento do último domingo. “Gostaria de parabenizar todos os participantes e colaboradores presentes, além de agradecer todo o apoio que, mais uma vez, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) recebe do nosso prefeito Dr. Daniel e da primeira dama Dr. Alessandra Haber. Viva o esporte no município de Ananindeua”, disse o secretário.

Os dez primeiros colocados nas categorias masculino e feminino e por faixa etária (17 a 29 anos), (30 a 39 anos), (40 a 49 anos), (50 a 59 anos) e (60 anos ou +) foram premiados.

Após os percursos finalizados, a SELJ ofereceu um café da manhã para os atletas, além de um espaço de massagem e aula de dança de ritmos no palco.