Dia Das Crianças: Os pequenos atletas de Ananindeua
Comemorado na segunda semana do mês de outubro, o Dia das Crianças é uma data que celebra os direitos de crianças e adolescentes.
Secom
A Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) apoia diversos pequenos atletas para que possam seguir a caminhada no esporte e assim representar o município dentro e fora do estado.
Atleta da modalidade de ginástica rítmica Júlia Nascimento, 11, iniciou no esporte aos seis anos de idade. Durante esse tempo diversos títulos foram conquistados como em 2021 na Copa de Talentos da Federação Paraense de Ginástica no qual foi classificada em segundo lugar e em 2022 campeã estadual e vice campeã regional de Ginástica Rítmica.
“Eu amo a ginástica rítmica por isso que sempre busco aperfeiçoar e desempenhar ainda mais. Tenho uma vida de treinos intensos e procuro melhorar ainda mais com as aulas de ballet também”, explica Júlia sobre a rotina de uma pequena atleta.
Como qualquer outra menina em sua idade, Júlia Nascimento gosta de brincar, porém nunca perdendo o foco no esporte e principalmente almejando novos títulos.
“O apoio da prefeitura é muito importante para que eu continue a participar de competições fora do estado”, explica a atleta sobre as dificuldades da carreira.
Em 2022, Júlia foi classificada para o Torneio Nacional de Ginástica ficando entre as 20 melhores ginastas do país.
O jiu-jitsu também tem a sua representante, Leandra Arguelles,10, atleta de Ananindeua participou de competições dentro e fora do estado. Segundo ela, a escolha do esporte foi por causa da disciplina e o ensinamento sobre o respeito ao próximo que Leandra recebe durante todos os treinos.
“Tudo começou quando fui levada pelo meu pai para uma aula experimental e acabei gostando muito”, diz Leandra sobre seu primeiro contato com o esporte.
Para a atleta, a competição mais importante no qual participou neste período foi o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu em São Paulo em 2023 no qual a pequena atleta foi consagrada campeã.
Com pouca idade, Leandra vem adquirindo reconhecimento por todo esforço dentro do esporte em Ananindeua.
“A ajuda da SELJ é fundamental para que eu consiga continuar em busca dos meus sonhos. Quero agradecer o secretário Alex Melul por todo o apoio”, fala a atleta sobre o suporte da prefeitura de Ananindeua.
Para o secretário da SELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude) Alex Melul, a infância é a fase em que o esporte deve ser apresentado aos pequenos, logo que na maioria das vezes é quando o interesse é despertado.
“A iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) tem como objetivo estimular a vida saudável através da prática do exercício físico, gostaria de parabenizar o Dr. Daniel por todo trabalho realizado em prol aos pequenos atletas do nosso município”, diz Alex Melul.
Bom de Bola, Bom de Escola:
Durante o ano inteiro a SELJ realiza aulas do projeto esportivo 'Bom de Bola', Bom de Escola para mais de 900 crianças inscritas na faixa etária de 07 a 17 anos. As modalidades ofertadas: futsal, futevôlei, vôlei de quadra, vôlei de areia e basquete são realizadas em quadras poliesportivas do município.
No mês de setembro, Ananindeua ganhou mais uma praça poliesportiva, Ruth Passarinho, localizada no final da linha da Cidade Nova 4 no qual funciona como Polo II do Projeto Esportivo Bom de Bola, Bom de Escola onde são realizadas as aulas no período da manhã e tarde.
“A expectativa é que o projeto ganhe outros Polos para que mais crianças e jovens possam desfrutar do Bom de Bola, assim construir novos vínculos de amizade, amor ao esporte e além de melhorar a coordenação motora e concentração”, diz o secretário sobre futuros locais de expansão do projeto.