Manbol: esporte paraense terá jogos de exibição na Orla de Ananindeua

Integrantes do Clube Manbol de Ananindeua estarão apresentando o esporte à população na orla da cidade.  

14/03/2024 14h51 - Atualizada em 21/03/2024 11h57
Secom

Brincadeira de criança: 

Com o nome e formato da bola inspirado na fruta típica manga, o manbol surgiu em 1992 na capital paraense após um grupo de crianças brincarem de arremessar o caroço da fruta como forma de recreação. Desde então, tornou-se popular e hoje o esporte ganha adeptos em vários países da América Latina como Chile e México.

Jogado com duas bolas simultaneamente, as partidas de mabol acontecem em quadra de areia ou poliesportiva composta por duas duplas adversárias. Uma das regras é atingir o chão do campo oposto. Vence o primeiro time que ganhar dois sets de 12 pontos.

Para promover o esporte no município, a Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) no dia 06 de abril, com início às 16h na Orla de Ananindeua, o Clube Manbol de Ananindeua fará uma apresentação do esporte para  a comunidade. 

Para participar, deve realizar a inscrição via internet, que pode ser acessada clicando aqui. Os interessados devem apenas comparecer no dia e local do evento. A população terá a oportunidade de conhecer e praticar o esporte que desperta curiosidade.  

Segundo o educador físico e integrante do Clube de Manbol de Ananindeua, Arthur Lopes, o esporte promove benefícios como a melhora da cognição, capacidade física, condição cardiorrespiratória, flexibilidade e alivia o estresse. 

“Estamos chamando todos para conhecerem esse esporte que é muito dinâmico, como costumo dizer, é para toda a família porque todo mundo consegue desenvolver”, fala atleta da modalidade.

Arthur, que também é integrante da Federação Paraense de Manbol diz que a alta demanda de interessados em participar do esporte fez com que o grupo criasse o clube de Ananindeua.

“Sempre estamos marcando encontros e eventos em finais de semana para propagar ainda mais o manbol”, diz Arthur sobre a expectativa do evento esportivo na orla da cidade. 

“Recentemente estive presente com integrantes da Federação Paraense de Manbol e conversamos sobre o esporte ter ainda mais visibilidade no município. O orla é um espaço preparado para receber aulas de manbol e acredito que a curiosidade despertará o interesse de todos”, diz o Secretário da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Alex Melul, sobre a valorização do esporte de origem paraense. 

Conforme o secretário titular, a importância em manter a interação social é necessária em qualquer fase da vida. Logo, o esporte é um meio democrático. 

“Fazer com que a população tenha interesse em manter um estilo de vida ativo é o objetivo da SELJ, não queremos ficar somente neste evento de apresentação, mas futuramente que aulas de manbol estejam na grade da secretaria de esporte”, finaliza Alex Melul. 

De acordo com dados do Clube de Manbol de Ananindeua, atualmente, existem cerca de 25 atletas do esporte no município.  No Pará, o manbol tornou-se oficialmente esporte em 2016.