Circuito das Mulheres Ananindeua celebra o mês Internacional da Mulher.

Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento.

19/03/2024 12h03
Secom

Muita dança, aula de funcional, apresentação de breakdance, aula experimental de manbol  e sorteios. Assim foi a primeira edição do Circuito das Mulheres de Ananindeua na Praça da Bíblia. Na sexta-feira (15), a Prefeitura  por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) realizou o evento alusivo ao mês da mulher. 

“A dança entrou na minha vida no momento mais difícil por causa de questões familiares e desde então participo de aulas há mais de três anos” , diz Edilene Fonseca, dona de casa que chegou cedo para não perder a programação do circuito. 

Sobre o evento, Edilene fala sobre a importância em chamar atenção aos direitos das mulheres não somente em março, mas durante o ano inteiro. 

“Fiquei sabendo  por meio da professora de dança e então aproveitei para convidar todas as minhas amigas, estou aproveitando cada minuto para dançar bastante”, finaliza a dona de casa sobre o circuito.  

Segundo o acadêmico de educação física, João Castro, também presente no evento, a ação oferece benefícios físicos e psicológicos. 

“Além de proporcionar muitas vantagens, a dança é uma forma de expressar as nossas emoções. Podemos dizer que é uma alternativa para quem não gosta de musculação, por exemplo, mas o essencial é que o corpo esteja sempre em movimento”, explica João que aproveitou para dançar muito. 

Simultaneamente, integrantes do clube de Manbol de Ananindeua estiveram apresentando o esporte paraense à população. Em 1992, surgiu na capital paraense após um grupo de crianças brincarem de arremessar o caroço da fruta como forma de recreação.

“Desde 2018, sou atleta da modalidade, o que chamou minha atenção foi por ser um esporte diferenciado, logo que ele é o único esporte do mundo jogado com duas bolas ovais ao mesmo tempo ”, diz Andressa Pojo, educadora física e instrutora de manbol. 

Muitas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer e jogar o manbol na Praça da Bíblia. A apresentação de breakdance ficou com a atleta B-Girl Lívia Vitória,19, medalhista de prata na França e campeã de mais de 10 eventos importantes voltados aos esporte. 

“Eu comecei com quatro anos por influência do meu pai e tio e desde então comecei a participar de batalhas. Aqui em Ananindeua temos muitas mulheres que participam de batalhas  ”, fala a B-Girl sobre a representação da mulher na cultura do hip-hop. 

A importância da data

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 8 de março, comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, após movimento de operárias russas em  1917 em reivindicar melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que ficou conhecido como "Pão e Paz".

A data comemora a importância da mulher na sociedade e a luta pelos seus direitos.

Para o Titular da SELJ, Alex Melul, o circuito é um momento de socialização entre todas as participantes da primeira edição do Circuito Mulheres .

“O mês de março é dedicado a lutas e conquistas da mulheres, então o protagonismo deve ser inteiramente delas, mas, infelizmente, ainda temos muito o que evoluir como sociedade, estreando, nossa missão é trazer políticas públicas que promovam qualidade de vida e bem-estar”, fala Alex sobre o objetivo da ação.