Ananindeua avança com o projeto de Agricultura Urbana e Periurbana em parceria com o IFPA
Secom
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), realizou nessa quinta-feira,16, reunião estratégica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Castanhal, e a Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros da Gleba Guajará (APHA). O encontro teve como foco discutir a implantação do projeto de Agricultura Urbana e Periurbana, baseado nos princípios da agroecologia e da economia solidária, no município de Ananindeua.
Durante a reunião, o diretor-geral do IFPA Campus Castanhal, Adebaro Alves dos Reis, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da agricultura local. "O objetivo desse encontro foi justamente discutir a implantação do projeto de agricultura urbana e periurbana no município, por meio de uma cooperação entre a Secretaria e as unidades produtivas que já possuem relação com a equipe técnica da Semupa. A ideia é fomentar ações de capacitação, assessoria técnica e fomento dentro da cadeia produtiva", afirmou.
Um dos pontos centrais do encontro foi a elaboração de um termo de cooperação técnica entre o IFPA e a SEMUPA, que formalizará as ações conjuntas. Além disso, foi definida uma agenda de trabalho para o levantamento de demandas e diagnóstico das iniciativas de economia solidária já atuantes no município. "Esse diagnóstico será fundamental para a construção de um plano de trabalho que permitirá o desenvolvimento do projeto no âmbito municipal", completou Adebaro.
A presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros Gleba Guajará (APHA), Lena Monteiro, que participou da reunião, expressou entusiasmo com as possibilidades abertas pela parceria. "Foi um esclarecimento muito bom e bem-vindo para nossa associação. Estamos com grande expectativa para que tudo seja positivamente organizado e aconteça conforme o planejado", comentou.
O projeto de Agricultura Urbana e Periurbana busca integrar práticas sustentáveis à produção agrícola em áreas urbanas e periurbanas, fortalecendo a segurança alimentar, a geração de renda e a preservação ambiental. Essa iniciativa é mais um passo da gestão municipal para consolidar Ananindeua como referência em desenvolvimento sustentável e inovação social.
Com a união de esforços entre SEMUPA, IFPA e associações de produtores locais, a expectativa é que o projeto traga impactos positivos significativos para a agricultura familiar do município, fomentando o crescimento econômico e a qualidade de vida da população.