Espetáculo “O Novelo de Emoções” encanta público com abordagem lúdica sobre sentimentos

Teatro de Ananindeua recebe espetáculo infantil e utiliza narrativa lúdica para ensinar crianças e adultos a lidarem com as próprias emoções

14/04/2025 12h35 - Atualizada hoje 12h16
Secom

“O Novelo de Emoções” no Teatro Municipal de Ananindeua.Na tarde deste domingo, 13 de abril, o Teatro Municipal de Ananindeua foi palco do emocionante espetáculo “O Novelo de Emoções”, que lotou a plateia com crianças e adultos em busca de uma experiência sensível e educativa sobre o universo dos sentimentos. A peça, realizada pela produtora Alegra Mais Produções em parceria com o grupo Vemart Produções, trouxe uma narrativa envolvente que une arte, afeto e inteligência emocional.

Baseado no livro “O Novelo de Emoções”, da autora portuguesa Elizabete Neves, a história gira em torno de Marta, uma menina que sente algo dentro de si que não consegue entender. É então que surge Sukha, seu amigo pássaro, que a ajuda por meio de um novelo de lã encantado. Cada cor do fio representa uma emoção diferente, como medo, alegria, tristeza, raiva e aversão. Esses sentimentos ganham vida no palco para ensinar Marta e também o público que todas as emoções têm um papel importante em nossas vidas.

Jonathan Coutinho - Diretor do espetáculo.“O nosso maior foco é o trabalho literário de incentivo à leitura para as crianças. Estreamos este espetáculo no ano passado e, nas nossas pesquisas, identificamos que esse tema era ideal para tratar com crianças em fase de formação, pois nas escolas elas já têm um trabalho socioemocional sendo desenvolvido”, explicou Jonathan Coutinho, diretor do espetáculo.

“As músicas foram todas composições originais nossas. Já passamos por capitais como Fortaleza, Salvador, Maceió, Manaus, São Luís, Teresina, e agora Ananindeua. Eu encontrei este espaço nas redes sociais, o Teatro é lindo, e o potencial daqui vai ser gigantesco. Espero poder voltar com outros espetáculos aqui”, completou.

Público destaca importância do espetáculo e as reflexões que ele provoca

Julienne Porpino e família.Julienne Porpino, bancária, assistiu à peça ao lado das filhas Vitória Porpino, de 5 anos, e Mariana Porpino, de 2 anos, e ficou impressionada. “Eu ainda não conhecia o teatro, achei o Parque lindo, adorei o espetáculo, fiquei encantada. O tema é maravilhoso, é super importante as crianças aprenderem desde cedo a como lidar com as emoções como a raiva e o medo”, comentou.

Mônica Satiro e Ayla Beatriz - mãe e filha.Para a pequena Ayla Beatriz, de 12 anos, o conteúdo foi impactante. “Eu achei bem legal, porque aborda um tema muito importante. A gente precisa entender o que está sentindo, principalmente emoções fortes como a raiva”, disse.

A professora, Monica Santos, também destacou a importância da peça. “Quando eu era criança, eu não tive essas emoções trabalhadas, e agora, depois de adulta, estou aprendendo a lidar com elas. Esse tipo de espetáculo é fundamental, e eu faço de tudo para estimular a minha filha, Ayla Beatriz, a se relacionar melhor com ela mesma”, contou.

Heloisa Ribeiro e filha.A servidora pública Heloisa Ribeiro, de 39 anos, levou a filha para assistir ao espetáculo. “Eu trouxe a minha filha para ela entender melhor o sentido das emoções e eu também acabei aprendendo a como lidar com as minhas emoções. O espetáculo foi lindo. Foi a minha primeira vez aqui no Teatro, o espaço é maravilhoso”, relatou.

Juliana Lima - Psicóloga.Já a psicóloga Juliana Lima, de 40 anos, elogiou a profundidade da proposta. “Eu achei o espetáculo sensacional, foi lúdico, psicoeducativo e profundo. Não era só um espetáculo infantil, nós, adultos, também precisávamos estar aqui hoje. Foi muito pertinente para as demandas contemporâneas, com uma linguagem acessível para crianças e adultos”, afirmou.

“O Novelo de Emoções” encerrou sua apresentação em Ananindeua deixando no público não apenas boas lembranças, mas também importantes reflexões sobre como acolher e entender as próprias emoções, em todas as idades.

Para conhecer mais sobre o trabalho da companhia, basta seguir no Instagram: @grupovemart.

OUTRAS NOTÍCIAS