Ananindeua recebe projeto CITnova para cidades sustentáveis

A parceria visa utilizar os aparatos tecnológicos mais modernos para auxiliar as ações ambientais no município.

01/07/2024 09h52

Secretário Tauany Vieira (camisa amarela) com a equipe do CTInova.Na manhã do dia 26 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua (SEMA) recebeu a comissão do projeto CITnova, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto, que está na segunda fase, tem como objetivo o planejamento integrado e o uso de tecnologias para cidades sustentáveis.

A comissão do CITnova foi recebida pelo secretário municipal, Tauany Vieira e pela secretária adjunta, Vanessa Mattos. Na ocasião, a proposta do projeto foi apresentada à SEMA, que também fez uma breve explanação dos projetos ambientais previstos para os próximos meses.

Segundo o secretário da SEMA, a reunião foi uma oportunidade de apresentar os projetos ambientais desenvolvidos pela secretaria.

“É uma grande satisfação receber a equipe do projeto CTI Nova. Ficamos ainda mais satisfeitos com a escolha Ananindeua, como uma das três regiões metropolitanas escolhidas nesta segunda etapa do projeto. Temos a certeza de que, com a parceria do (MCTI), conseguiremos pautar os projetos previstos para os próximos meses em nossa cidade, tornando o município mais sustentável, com melhor mobilidade e estratégias eficazes para combater as mudanças climáticas” falou Tauany.

O projeto CITnova, que começou em Brasília e Recife, chega agora a mais três regiões metropolitanas do Brasil, entre elas Ananindeua. O objetivo do projeto é auxiliar as cidades na construção de um futuro mais sustentável, através do uso de tecnologias e planejamento integrado.

A SEMA de Ananindeua se mostrou interessada em participar do projeto CITnova e acredita que ele pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cidade de forma sustentável.

Próximos passos

A SEMA e a comissão do CITnova definirão em conjunto os próximos passos para a implementação do projeto em Ananindeua. Entre as ações previstas estão a realização de workshops e seminários para capacitar os servidores da SEMA no uso das ferramentas do projeto, a elaboração de um diagnóstico da situação ambiental da cidade e a definição de metas e ações para a construção de um futuro mais sustentável para Ananindeua.

Expectativas

A expectativa da SEMA é que o projeto CITnova possa contribuir para a construção de uma Ananindeua mais verde. A secretaria acredita que o projeto poderá auxiliar a cidade na redução das emissões de gases de efeito estufa, na otimização do uso dos recursos naturais e na melhoria da qualidade de vida da população.