Terceiro "Dia D" promove descarte consciente de eletrônicos em Ananindeua

Moradores aproveitaram o evento para se desfazer de equipamentos sem uso e contribuir com a preservação ambiental e inclusão digital

01/07/2025 22h18
Secom

No último sábado, 28 de junho, a cidade de Ananindeua realizou mais uma importante ação voltada para a sustentabilidade. O terceiro "Dia D" para coleta de eletrônicos aconteceu na praça Anne, no bairro Águas Lindas, e mobilizou dezenas de moradores que aproveitaram o momento para descartar corretamente equipamentos eletrônicos sem uso.

Equipamentos que não servem mais.Durante a ação, a população pôde entregar materiais como notebooks, monitores, impressoras, placas-mães, HDs, roteadores, celulares, tablets, carregadores, cabos, fones de ouvido, caixas de som, baterias, rádios, gravadores, projetores, máquinas de cartão, pilhas e baterias de diferentes tipos, além de pequenos eletrodomésticos como liquidificadores, micro-ondas, ventiladores, televisores, secadores de cabelo, chapinhas, ferros de passar e batedeiras.

A ação teve como objetivo principal incentivar o descarte adequado desses resíduos, que geralmente acabam acumulados em casa ou são jogados de forma incorreta no lixo comum, gerando contaminação ambiental.

Clodoaldo Castro, de 59 anos, contribuindo com o meio ambiente.Para o morador Clodoaldo Castro, de 59 anos, que vive há quatro décadas no bairro Júlia Seffer, a iniciativa foi uma oportunidade de dar destino correto a equipamentos que já não tinham mais utilidade. “Eu soube dessa ação aqui e resolvi ajudar nessa ação trazendo o material que estava na minha casa, computador e que não estava mais precisando. Essa é uma ação muito boa para entregarmos esses materiais, tendo em vista que a gente fica com essas coisas em casa e não tem validade nenhuma. Então é uma ação muito boa da prefeitura”, comentou.

A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), e o Instituto Descarte Correto. A iniciativa visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover a inclusão digital, já que parte dos materiais recolhidos é reaproveitada para montagem de novos computadores destinados a quem não tem acesso à tecnologia.

Ariane Rayol, assessora técnica do Departamento de Resíduos Sólidos da Seurb.Segundo Ariane Rayol, assessora técnica do Departamento de Resíduos Sólidos da Seurb, a ação representa um avanço importante na gestão de resíduos eletrônicos do município. “A ação se torna extremamente importante porque esse tipo de resíduo contém metais pesados que contaminam o nosso meio-ambiente, o nosso solo, o nosso ar e a nossa água. Antes do projeto, Ananindeua não possuía ainda uma solução. Então, o projeto vem para vencer esse grande desafio e dá uma destinação ambientalmente adequada, indo para reciclagem e para reutilização, tornando novos computadores para quem ainda não tem acesso à inclusão digital”, explicou.

A coordenadora do Instituto Descarte Correto, Andreza Benone, também destacou os benefícios sociais e ambientais da campanha. “Ficamos muito felizes com essa parceria com a Seurb porque isso tem motivado os moradores, as pessoas do local a repensarem, a terem uma atitude consciente, sustentável, descartando corretamente o seu resíduo eletrônico. E isso não vai trazer apenas benefícios socioambientais, mas também vai impactar a vida de muitos jovens por meio da inclusão digital e a gente fica muito feliz com essa parceria.”

Terceiro "Dia D" para coleta de eletrônicos em Ananindeua.