II Gincana de Doação de Sangue de Ananindeua

11/05/2022 17h21 - Atualizada em 12/05/2022 11h59

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) em parceria com a  Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promove a II Gincana de Doação de Sangue e mobiliza servidores municipais para a ação que vai  acontecer no próximo dia 20, de 09h às 16h, no estacionamento do Shopping Metrópole, em Ananindeua. O objetivo da ação é sensibilizar os servidores e munícipes para a importância da doação de sangue.

A competição será entre os órgãos da Administração Municipal que poderão, além de doar, captar pessoas aptas para realizar a doação. O servidor que indicar um doador, vai contar ponto para a secretaria que ele está lotado. A pasta que conseguir o maior número de doadores receberá premiação.

Doar Sangue é um ato de amor e não dura nem 10 minutos. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. No dia da Gincana, o Hemopa estará com uma equipe multiprofissional que vai fazer o cadastro dos doadores, a coleta e o acolhimento pós doação.

Alguns requisitos são importantes para quem quiser ser um doador como: estar bem de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50Kg , ter entre 16 e 69 anos, sendo que, para pessoas entre 16 e 17 anos, é necessária a presença do responsável legal para autorizar a doação e precisa estar munido de documento de identidade emitido por órgão oficial.  Também há quem não pode doar sangue como gestantes e lactantes, ter tido dengue há menos de 30 dias; quem teve hepatite após os 10 anos de idade;  quem está com gripe ou febre, quem sofre de Epilepsia entre outros.

No dia da Gincana, o Hemopa estará com uma equipe multiprofissional que vai fazer o cadastro dos doadores, a coleta e o acolhimento pós doação. A meta é conseguir cerca de 200 doadores e também formar uma corrente de de agentes multiplicadores e disseminadores desse ato de amor e solidariedade.

Participe!!!  Ajude a salvar vidas