Prefeitura firma parceria com a Universidade Federal do Pará

14/05/2022 13h01 - Atualizada em 14/05/2022 13h15

A partir de agora os servidores municipais terão mais um meio de realizar cursos livres e de extensão, formações, capacitações e pós graduação direcionados à gestão pública. Tudo porque a Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) celebrou um Acordo de Cooperação com a Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA).
O instrumento visa o fortalecimento técnico entre as partes e institui auxílio científico acadêmico, cultural e institucional por meio de ações de execução de projetos, pesquisas, cursos, seminários e outras atividades que vão desenvolver cada vez ainda mais a capacidade técnica do servidor impactando diretamente na qualidade do serviço ofertado ao cidadão de Ananindeua.
“Esse acordo de cooperação tem o foco central na valorização e no desenvolvimento de conhecimento do servidor, inclusive sobre a perspectiva científica, e ele permite a formalização de parceria técnica entre a Prefeitura de Ananindeua e a UFPA para juntos alcançarem objetivos acerca de ações e produção de trilhas educativas que poderão ser perpassadas por formações, educação continuada, cedência de espaços, chancela técnica de docentes, entre outras.”, ressalta o Prefeito Doutor Daniel Santos.

Convênio
As tratativas de cooperação permitiram também a celebração de um convênio de estágio curricular e extracurricular com a UFPA.
Na conformidade do decreto municipal nº 142/2021, que regulamenta o programa de estágio na Prefeitura de Ananindeua, o convênio com a universidade permite com que os estudantes, devidamente matriculados na UFPA, tenham a oportunidade de iniciar a sua carreira profissional no campo de prática da fazenda pública.
Assim, o estudante poderá ingressar na prefeitura por meio de um estágio obrigatório, que é aquele exigido pela instituição como forma de integralização de curso; e um estágio não obrigatório, que não é exigência da matriz curricular do aluno.
“O Convênio de estágio é uma ferramenta importantíssima de contribuição social da Prefeitura de Ananindeua aos discentes em formação, e à sociedade. Com esse instrumento o nosso município se transforma num incrível campo de prática profissional, oferecendo ao aluno vivência real a respeito do serviço público na sua área de futura formação”, afirma o Secretário da Semad, Thiago Matos. Atualmente, a Prefeitura possui 340 estagiários do tipo não obrigatório e 643 do tipo obrigatório, que atuam em todas as esferas da gestão municipal. O programa de estágio é direcionado a estudantes cursando anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional de Educação de Jovens e Adultos, Ensino médio, Educação Especial, Educação Tecnológica ou Ensino Superior, interessados em ingressar no Programa de Estágio Curricular de Ananindeua, podem cadastrar-se pelo site oficial da prefeitura  www.ananindeua.pa.gov.br