Doação de sangue mobiliza servidores e moradores de Ananindeua

21/05/2022 17h07 - Atualizada em 21/05/2022 17h36

Se doar sangue é um gesto amor, então que doemos sangue sempre. E foi nesse pensamento que a Prefeitura de Ananindeua e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), uniram forças para promover um dia de demonstração de amor ao próximo. A II Gincana de doação de sangue de Ananindeua, idealizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), mobilizou servidores e munícipes nessa causa nobre. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 20, em um Shopping de Ananindeua.

Para Silvia Pereira, servidora da PMA, lotada na Semad há 10 anos, o dia foi de muita alegria. “Eu não pude doar sangue devido a problemas de saúde, recentemente tive câncer, mas dediquei um tempinho do meu dia na captação de doadores. Esse ato é nobre e humanitário, quem doa sangue, doa vida, doa amor. Eu vivo este momento como uma missão de vida, já Deus me deu esta oportunidade de viver para poder hoje está aqui praticando esse gesto solidário e  envolvendo mais pessoas nesta energia de empatia por tantos irmãos nossos que estão nos hospitais necessitando de sangue. Estou muito  feliz em ver que ainda há muitas pessoas que se doam pelo próximo. Que venham mais ações como essa”, disse emocionada.

Quem compareceu na ação, ganhou brindes e fez questão de registrar a presença. Rodrigo Oliveira, servidor da Sesan, já doador há 10 anos, aproveitou a oportunidade e fez a diferença na vida de quem precisa. “É gratificante doar sangue, só de pensar que esse gesto simples salva muitas vidas me deixa muito feliz. O poder municipal está de parabéns pela iniciativa da ação”, ressalta

Há quem doou pela primeira vez e ficou emocionada com a boa ação. “O meu baixo peso não permitia doar sangue. Ficava frustrada por não poder contribuir. Hoje meu sentimento é de gratidão por ter organizado um evento lindo desses e ainda ter conseguido doar sangue pela primeira vez. O meu dia fechou com chave de ouro. Agradeço de coração a todos, inclusive às assistentes e técnicas de enfermagem do Hemopa que hoje, que se comemora o dia desses profissionais, distribuíram muito amor”, disse a Diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Ananindeua, Paula Silva.

“A competição ocorreu entre as secretarias municipais onde, cada servidor além de doar teve que captar doadores voluntários de sangue para obter pontuação para sua secretaria. O objetivo da ação foi incentivar os servidores a serem um agente doador e disseminador. Nós sabemos o quanto o Hemopa precisa manter o estoque de sangue ao longo de todo o ano. Por isso, não poderíamos deixar de abraçar essa causa. Agradeço a todos que doaram e se mobilizaram para que a ação acontecesse”, disse o secretário municipal de Administração, Thiago Matos.

De acordo com o assistente social do Hemopa, Luis Felipe Carmo, a parceria é fundamental nesse momento, que é resgatar os doadores que ficaram afastados devido a pandemia. “Essa ação é de extrema importância para a manutenção do nosso estoque de sangue que atende os hospitais da região metropolitana de Belém e do interior. Precisamos resgatar nossos doadores e conquistar novos voluntários. Hoje o dia foi intenso e gratificante, infelizmente algumas pessoas não puderam doar por algum motivo, mas isso não significa que seja para sempre. Todas as pessoas que passaram pela campanha serão incluídas no nosso sistema e conforme orientação dada pelos médicos poderão retornar para uma nova análise e doar em outro momento" afirma Luis Felipe.

Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e pode salvar a vida de até quatro pessoas. É importante destacar que , em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Ao final da gincana, o Hemopa contabilizou 102 cadastros, destas 62 bolsas de sangue coletadas,40 inaptos para o dia e 3 cadastros de medula. Com isso, mais de 200 pacientes serão beneficiados com doação de sangue.