Servidores se conscientizam sobre trânsito seguro

26/05/2022 18h16 - Atualizada em 27/05/2022 19h18

No cenário atual em que precisamos nos locomover rapidamente, aliado a correria do dia a dia, os intervalos curtos de um compromisso a outro, nos faz esquecer um fator primordial: a segurança no trânsito. Tantas imprudências seriam evitadas se todos tivessem consciência do quanto é importante ter cautela e respeito à vida. E buscando conscientizar o servidor para a importância do trânsito seguro na vida das pessoas, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Diretoria da Saúde Ocupacional de Ananindeua (DSO) realizou na manhã desta quinta-feira,26, uma ação educativa em alusão ao Maio Amarelo “Juntos Salvamos Vidas”.

“O que queremos alcançar com a ação é o despertar de um olhar mais humanizado para o trânsito, considerando que este é feito para todos, condutores e pedestres, que precisam desenvolver um comportamento proativo na busca de um trânsito seguro. É importante ressaltar que há casos em que a vítima de acidente de trânsito adquire sequelas, que prejudicam a vida laboral de maneira definitiva, ocasionando uma aposentadoria precoce. Nossa Diretoria é responsável por desenvolver políticas públicas voltadas à saúde dos servidores municipais, entendemos que a prevenção e conscientização é o primeiro passo para se chegar ao objetivo de um trânsito melhor para todos”, ressalta a Diretora da DSO Ana Paula Silva.

Com uma abordagem simples e educativa, foi mostrada a importância que esta campanha tem diante do cenário de trânsito vivenciado no dia a dia. Os servidores receberam uma frase motivacional em relação ao tema e contribuíram com o painel colaborativo deixando mensagens e sugestões de segurança no trânsito.

Mesmo não estando presente na ação mas feliz pela iniciativa, o servidor da Semad, Joilson de Oliveira, vítima de acidente de moto, aproveitou para deixar a sua mensagem: "Desejo que todo condutor de veículo ao beber não dirija, pois pode ocasionar um grande acidente. As sequelas podem ser irreversíveis para quem sofreu o trauma. Bebida e direção não combinam. A vida é muito valiosa!”, ressalta

Maio Amarelo

O movimento, coordenado pelo poder público e sociedade civil, existe desde o ano de 2014 e se tornou referência para a realização de ações de conscientização de trânsito.  O maio amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência no trânsito e  alerta a sociedade sobre os acidentes e mortes causados pela imprudência no trânsito.

Estatística

De acordo com dados do IBGE, no ano de 2019, cerca de 3,9 milhões de pessoas, ou 2,4% da população, afirmaram ter sofrido acidente de trânsito no período dos 12 meses anteriores à pesquisa. No Norte (3,4%) e no Centro-Oeste (3,2%) o percentual é acima da média nacional. Entre as pessoas que se envolveram em acidente de trânsito com lesão, quase metade (48,2%) deixou de realizar atividades habituais. E cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidente de trânsito. No norte e nordeste, esta ocupação pode chegar a 90%.