Servidores participam de sessão de ginástica laboral

26/05/2022 20h07 - Atualizada em 27/05/2022 07h49
Secom

A manhã da última quarta-feira, 25, foi atípica para os servidores das Secretarias de Administração (Semad) e Desenvolvimento Econômico (Sedec)  de Ananindeua. Logo no início do expediente, uma sessão de ginástica laboral preparatória foi promovida em todas as salas das secretarias. A iniciativa visa garantir qualidade de vida e bem-estar do servidor no espaço organizacional.

“A ideia é prepará-los para a jornada de trabalho. Com a ginástica laboral os servidores  podem melhorar a saúde, evitar lesões devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Esse tipo de atividade torna o trabalho mais leve e produtivo”, afirma Ana Paula Silva, diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da PMA.

Os exercícios duraram em torno de 10 a 15 minutos, conduzidos pelo profissional habilitado da Bodyteen Academia e foram realizados conforme a necessidade do servidor. “A ginástica é pensada justamente para que o colaborador dentro da sua rotina de trabalho consiga fazer os movimentos específicos dentro da sua funcionalidade. Para os atendentes que ficam muito tempo sentados, por exemplo, é preciso estimular as musculaturas, a região lombar. Portanto, não cabe os mesmos exercícios para todos. Nos baseamos na função de cada um. A ginástica laboral é uma prática que visa conscientizar a atividade física para que o colaborador melhore seu rendimento organizacional”, enfatiza o professor e coordenador na academia Douglas Silva

A dinâmica mobilizou até quem estava aguardando atendimento. Mas quem gostou mesmo foi a servidora, Camila Siqueira, da Sedec: "Achei muito importante e válido essa atividade no nosso ambiente de trabalho. Pra mim que faço o uso repetitivo do mouse e por isso não tenho tanta força na mão direita foi excelente obter esse conhecimento de praticar exercícios para evitar problemas de saúde”, afirma

E já pensando na prevenção de doenças laborais, esse tipo de iniciativa deve ser inserida em todos as secretarias do município. 

Benefícios da Ginastica Laboral 

A ginástica laboral promove inúmeros benefícios à saúde mental, física e social do indivíduo como diminuição do esforço na execução das tarefas diárias; facilita a adaptação ao posto de trabalho; melhora a condição do estado de saúde geral, favorece a mudança da rotina, reforça a autoestima, melhora a capacidade de concentração no trabalho, desperta o surgimento de novas lideranças, favorece o contato pessoal e em grupo, promove a integração social e o relacionamento.