Estagiários da Prefeitura agora são servidores públicos

07/06/2022 11h56 - Atualizada em 07/06/2022 12h31
Secom

O primeiro dia do mês de junho vai ficar na história de dois jovens, que buscaram no município de Ananindeua oportunidades para complementar a experiência acadêmica. Marcos Cristiano Oliveira, 19 anos, estudante do curso de Sistema de Informação, e Élbio da Costa Jr, 22 anos, aluno do curso Rede de computadores, ambos do 5º semestre, foram os primeiros a ingressar no programa de estágio da Prefeitura de Ananindeua, criado por meio da Escola de Governança Pública do Município. Eles foram lotados na Diretoria do Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Administração e após várias experiências e aprendizagens, foram promovidos a servidores públicos comissionados. O anúncio foi feito pelo secretário da Semad, Thiago Matos, juntamente com o Diretor de TI – Airton Mesquita e a Diretora da EGPA- Jolse Quinto. A notícia chegou de surpresa para eles, mas não para os colegas de trabalho que acompanharam o desenvolvimento profissional de cada um. 

“O programa de estágio de Ananindeua prevê a contratação do estagiário quando este atinge um nível máximo de desenvolvimento no campo de prática. Foi o que ocorreu com esses dois estagiários, e outros de outras secretarias, que tiveram excelente resultado em suas avaliações de desempenho. Para a Prefeitura esse é um procedimento técnico que enriquece as relações do estudante que deixou de ser estagiário para ter um emprego de fato; e da fazenda pública que ganhou um servidor que foi desenvolvido para atuar na qualidade do serviço oferecido ao munícipe”, ressalta o secretário da Semad Thiago Matos

“Essa decisão foi feita levando em consideração o bom desempenho e a facilidade de entendimento nas atividades realizadas durante esse tempo de estágio. Foi observado o comprometimento com suas atividades, com uma postura profissional em solucionar os problemas tecnológicos junto aos usuários com eficiência e qualidade. Élbio e Marcos são proativos e tem facilidade de trabalho em grupo tendo um bom relacionamento com os colegas. Tenho certeza que eles vão agregar ainda mais o setor.”, afirma o Diretor do Departamento de Informática da Semad, Airton Mesquita

Marcos comemorou a promoção. “Estou extremamente feliz. Desde o início fui bem recebido, acolhido pela equipe e por todos. É importante dizer que tive todo o suporte e liberdade para desenvolver meus conhecimentos nesta profissão que me abraçou. Essa profissão me escolheu porque nunca me imaginei fazendo o que faço, queria ser paleontólogo, atuar em museus, parques, centros de pesquisa, laboratórios de análises de fósseis. Acabei parando no Curso de Informática com 17 anos e fiquei fascinado. Essa contratação é uma grande chance que estou tendo de crescer profissionalmente. Já tenho planos para o futuro e logo que acabar a graduação já pretendo investir em especializações na área segurança da informação que visa proteger a empresa de ataque externo”,disse o atual servidor Marcos 

Para Élbio, que sonhava em ser militar, mas mudou de ideia após ingressar no curso de TI, não imaginava que a contratação viesse tão rápido. A felicidade foi tanta que logo dividiu a notícia com os principais incentivadores. “Estou muito feliz e grato pela oportunidade. Aproveitei pra dividir isso com meus pais que também festejaram a boa notícia. Agora é aproveitar essa chance e dedicar ainda mais. Já penso em me especializar em Gestão de tecnologia da informação. Deixo um conselho aos jovens que estão a procura de um estágio ou já estão estagiando, que aproveitem o máximo que puderem e não tenham vergonha de perguntar quando não souberem alguma coisa. Esse é o momento de absorver todo o conhecimento possível", afirmou.

A história de Marcos e Élbio é bem diferente de muitos jovens no Brasil. Dados divulgados pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego de jovens entre 18 a 24 anos foi de 22,8% no primeiro trimestre de 2022. Isso é um dado que mostra bem a importância de se ter ações que promovam a inserção de jovens no mercado de trabalho. O programa de Estágio da Prefeitura de Ananindeua vem desenvolvendo um papel muito importante na sociedade e vem contribuindo para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Objetivo é preparar e desenvolver profissional e pessoal,  jovens educandos, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados. 

Em um ano, a Prefeitura já inseriu mais de 830 estudantes de nível superior e médio no programa de estágio curricular (aquele que faz parte da matriz curricular e não prevê o pagamento de bolsa) e extracurricular (aquele que prevê o pagamento de bolsa e não é exigência curricular de integralização de curso). 

“Cabe à Escola de Governança de Ananindeua coordenar o campo de prática dos estágios na Prefeitura. O Programa não somente implanta o discente no espaço de aprendizagem prática, como o acompanha e o desenvolve ao trabalho. O Programa prevê a contratação e acolhimento de estagiários do nível fundamental, desde que estejam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação especial, ensino médio e superior. Podendo esse estagiário estabelecer vínculo do tipo estágio curricular e extracurricular”, explica a Diretora da Escola de Governança Pública de Ananindeua, Jolse Quinto.