Oito Viaturas são entregues à Guarda Municipal

29/06/2022 16h23 - Atualizada em 29/06/2022 18h00

Os veículos irão ampliar a frota da corporação, facilitando o trabalho da segurança pública no município

Oito viaturas, completamente equipadas, foram entregues à Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA) na manhã desta quarta-feira, 29, em ato solene na na sede do comando. Os veículos serão utilizados para reforçar a frota da segurança pública e estarão alocadas na Defesa Civil, Grupamento Ambiental, Força Tática, Programa Pró-mulher (Patrulha Maria da Penha), Serviço ordinário, Comando, Patrulhamento e  fiscalização do regional.

“Estamos trabalhando para que a Guarda Municipal possa desempenhar seu papel, que é de proteção do patrimônio público e proteção das pessoas. Com novas viaturas eles terão mobilidade rápida e segura e acima de tudo condições de trabalho adequadas. A gestão trabalha com a valorização do servidor municipal e nada mais justo do que valorizar aquele que sai da sua casa para proteger o próximo”, afirmou o prefeito Doutor Daniel Santos.

Reconhecimento

A aquisição dos novos veículos vai potencializar o trabalho da Guarda Municipal e consequentemente o retorno para a população. Para o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Arlindo Penha da Silva, isso se chama reconhecimento. "O prefeito não mede esforços para proporcionar o melhor à nossa população e a de quem trabalha em prol dela: a Guarda Municipal. Tenho certeza que as novas viaturas farão uma grande diferença nas ações diárias desses agentes que fazem um trabalho brilhante na segurança do município”, declarou.

A Comandante da Guarda Municipal de Ananindeua, Renata Risuenho, destaca a importância que a viatura destinada ao programa Pró-Mulher vai fazer. “A Patrulha Maria da Penha tem um atendimento especializado e precisa ter uma cobertura melhor, com a nova viatura teremos agilidade no atendimento das vítimas de violência. Isso deve acontecer não somente no operacional mas também no preventivo, cobrindo todas as áreas e todos os bairros. Com toda certeza, é um estímulo a mais para trabalhar, é um direito adquirido do guarda mas com um olhar especial da gestão. Um marco na história da Guarda Municipal que há 15 anos buscava reconhecimento, enfatiza.

Valorização

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, uma das preocupações da gestão é o investimento na capacitação e valorização  do servidor “É preciso investir nos recursos humanos, nas pessoas e agregar à estrutura para ter resultado. Tivemos diversos guardas sendo promovidos a Inspetores e Sub-inspetores Isso com certeza reflete na prestação de bons serviços e quem ganha é a população. Teremos em breve o aumento do efeito que vai trazer ainda mais segurança à população. Já estamos fechando o Termo de Cooperação Técnica com o IESP,  para o início do curso de formação de agentes, que é a última etapa do concurso público, para que eles estejam aptos a ingressar na Guarda Municipal”, declarou.

A entrega das viaturas é apenas uma parte do que ainda está por vir. De acordo com o Prefeito Doutor Daniel, foi disponibilizado um orçamento próprio de quase um milhão para a aquisição de Armamento para a Guarda Municipal e de outros equipamentos.

“Estou em diálogo com a Caixa Econômica Federal,. O objetivo é construir moradia própria da Guarda Municipal ao lado do novo prédio da sede do comando. Quero lançar até o final do ano. Pela situação em que vivemos agora, nada mais justo fazermos esse investimento com moradia e segurança. Até o final da nossa gestão, iremos melhorar ainda mais a condição de trabalho, de moradia e valorização desses servidores. Auxílio fardamento já está aprovado, e cada um receberá o seu no próximo contracheque” afirma o prefeito.

Colaboração: Ivana Barreto