Preservar as florestas é pensar no futuro

17/07/2022 11h41 - Atualizada em 17/07/2022 11h56

Quando se pensa em futuro, vale lembrar que a maior preocupação que se deve ter é como preservar nosso ambiente e o planeta para as próximas gerações. Hoje, 17 de julho, é o Dia da Proteção às Florestas, data criada para lembrar que a preservação das matas é um compromisso de todos, é um momento de refletir e repensar sobre a necessidade de ter novos hábitos para proteger o meio ambiente.

Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade do planeta, a nossa existência e qualidade de vida. As florestas fornecem matérias-primas essenciais, como água e alimentos, capturam o carbono, regulam o clima e ajudam a combater as mudanças climáticas.

À medida que a sociedade vai crescendo, os impactos ambientais também vão aumentando. No município de Ananindeua com uma população estimada de 540 mil habitantes, trás Plano Estratégico Políticas públicas que buscam reduzir impactos causados ao meio ambiente e a população. O Sistema Ananin Digital, ferramenta utilizada na gestão atual que visa otimizar os processos de trabalho da administração pública e desburocratizar o acesso dos cidadãos, é uma delas. Desde sua implantação, em fevereiro deste ano,  os processos físicos se tornaram digitais, gerando economia de papel, tempo e custos com transporte e combustível para a administração.

Atualmente, foram economizados cerca de 941.132 impressões, o equivalente a 1882 resmas de papel. Segundo estudos, uma árvore produz em média de 15 resmas, ou seja, com o novo sistema de administração a gestão  preservou cerca de 125 árvores em menos de 6 meses.

“Procuramos desenvolver um sistema inovador e moderno que além de contribuir na redução de gastos públicos, também ajuda o Meio Ambiente. Afinal, ajudando o meio ambiente estamos ajudando todos que vivem nele. Com o sistema Ananin Digital, apesar do pouco tempo implantado, conseguimos economizar bastante não só com a impressão papel, mas com gastos de combustível e frota de carros, o que também ajuda no combate do aquecimento global. Além de todas essas vantagens , o Ananin Digital possibilita a transparência da administração, pois é um ferramenta eficaz e que está conectada com o cidadão" afirma o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos.

Sobre os espaços arborizados e de conservação ambiental

O segundo município mais populoso do Estado, apesar de estar a 17 km da capital paraense, preserva espaços verdes, arborizados e de conservação. Para quem não sabe, Ananindeua possui uma área insular de 9 (nove) ilhas, com fauna e flora exuberantes e com população estimada de  632 habitantes. Além das ilhas, espaços de preservação ambiental como Museu Parque Seringal, Parque Ambiental Antônio Danúbio Lourenço da Silva, Colônia Agrícola de Abacatal, entre outros, fazem parte do município.

Museu Parque Seringal

O Museu Parque Seringal é Segundo Parque Ambiental, primeiro Museu de Ananindeua e, a primeira Unidade Conservação, com área total de 1,3 hectares é uma Área de Relevante Interesse Ecológico. O atual Museu Parque Seringal tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural dos seringais existentes durante o segundo período da economia da borracha na Amazônia. O espaço de lazer e entretenimento é formado de pista de Cooper, Viveiro, Anfiteatro, Brinquedoteca, Academia ao ar livre, Playground, Seringueiras, Tapiri e Museu do Seringueiro, e fica aberto ao público de  terça a sexta-feira de 7h às 12h e de 15h às 19h e aos sábados, domingos e feriados de 7h às 19h.

Parque Ambiental Antônio Danúbio Lourenço da Silva

Primeiro Parque Ambiental, com área total de 3,54 hectares, conta com Anfiteatro, Trilhas, Viveiro de Mudas, Lago com peixes, quelônios e jacaré. Exemplares de espécies arbóreas nativas da região. Assim como o Museu Parque Seringal, o espaço é frequentado por um público variado, atraído principalmente pela sua área verde e espaços de lazer.  Além do mesmo oferecer monitoria para visitação programada de escolas e grupos de pessoas interessadas nas histórias que povoam o lugar, assim como local para pesquisas científicas, sendo objeto de grande variedade de trabalhos acadêmicos.

Colônia Agrícola de Abacatal

A Colônia Agrícola de Abacatal localiza-se às margens do igarapé Uriboquinha, que desemboca no rio Guamá. Tem acesso pela Estrada Santana do Aurá, com 8 km do centro de Ananindeua. Na comunidade residem mais de 100 famílias, que contam com escola, centro e barracão comunitário, casa de farinha, campo de futebol, etc.

Fonte: IBGE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente