Prefeitura promove ação para preservação ambiental no Dia da Árvore

21/09/2022 17h30 - Atualizada em 21/09/2022 18h33

Mais de 130 mudas de Ipês foram plantadas e distribuídas no Bosque Marajoara, localizado no Conjunto Júlia Seffer, na manhã desta quarta-feira, em comemoração ao Dia da Árvore. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Secretaria de Administração (Semad) do município.

O número simboliza a quantidade de árvores preservadas pela gestão, com a implantação do Sistema Ananin Digital, que resultou de janeiro a setembro em mais de um milhão de papéis economizados. “O Ananin Digital trouxe para o município mais celeridade aos processos e resolução de serviços solicitados pelo cidadão que antes, tinha que protocolar presencialmente as demandas e hoje pode fazer de casa pelo celular. Somente em impressão, a gestão deixou de gastar mais de 209 mil reais com 1  milhão de papéis economizados, o equivalente a 139 árvores preservadas”, afirmou o secretário municipal de Administração, Thiago Matos.

“A modernização tecnológica é uma tendência em todo mundo e o setor público no Brasil também faz parte dessa transformação digital. A inovação em tecnologia da Prefeitura de Ananindeua tem como resultado um melhor atendimento ao cidadão além de contribuir para o meio ambiente”, afirmou o diretor de Tecnologia de Informática da Semad, Airton Mesquita.

O evento teve a participação da comunidade e de crianças de escolas da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua do entorno do Bosque Marajoara, que aprenderam de forma lúdica, como cuidar e preservar a natureza.

“Aproveitamos esse dia para reforçar a importância de preservar e cuidar da natureza através da educação ambiental. É interessante envolver as crianças nessas ações para que desde pequeninos aprendam a valorizar e cuidar do meio ambiente. Plantamos Ipês  de quatro cores: amarelo, lilás, branco e rosa. Esse vegetal representa força e resistência, além de ser uma planta que chama muita atenção, principalmente pela sua floração linda e chamativa. Daqui um tempo, quando estiverem grandes e floridos, vão embelezar o bosque”, disse o secretário Interino de Meio Ambiente, Gabriel Leal.

Como forma de levar o conhecimento e educação ambiental para as crianças, os professores da Rede Municipal de Ensino reforçaram o tema em sala de aula. "Trabalhamos durante toda a semana com as crianças a parte teórica, como as partes da planta, a importância dela na alimentação e hoje encerramos essa temática com a culminância, ou seja, a aula em campo que contribui demais com a aprendizagem. Eles estavam empolgados por esse momento”, ressalta a professora da Escola Municipal Belo Saber Ananin, Cláudia Brasil.

Ana Luiza Pinheiro, de 7 anos,  colocou  em prática o que aprendeu em sala de aula e sabe que não basta plantar, também tem que cuidar. “Aprendi que a árvore é vida  e também  é abrigo dos animais, por isso devemos preservar a natureza. Adorei plantar. Esse ipê rosa que plantei vou sempre olhar quando passar por aqui pra saber como ele está até florescer”, disse Ana Luiza.

A programação do evento contou com pinturas ilustrativas sobre o tema, mural representativo feito em grupo pelas crianças, distribuição de lanche e brindes.

“É importante a participação da comunidade infantil nessas atividades, pois elas fazem parte de um grupos que ainda estão construindo pensamento ambiental e isso facilita nosso trabalho a nível de educação porque eles vão sair daqui mais sensibilizados por meio das atividades que foram planejadas  realizadas. Os cartazes produzidos por eles, por exemplo, tive a percepção ambiental das árvores daqui da comunidade”, disse o educador ambiental da Sema, Uzias Leite