Empatia é assunto abordado na Campanha Setembro Amarelo

28/09/2022 14h02
Secom

"Setembro Amarelo" é uma campanha criada com o intuito de informar e prevenir as pessoas sobre os riscos fatais da depressão, como o suicídio. E para contribuir na prevenção, o Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Ananindeua, promoveu uma palestra sobre prevenção ao suicídio à servidores das secretarias de Administração (Semad) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do município, na última terça-feira, 27. O tema foi abordado de uma forma acolhedora e humanizada.

“O tema suicídio ainda é um tabu. Há receio de abordá-lo e criar gatilhos. Eu escolhi falar sobre empatia porque temos que mostrar soluções. A Campanha Setembro Amarelo não é em si falar de suicídio, mas mostrar uma saída e ressaltar que há  recurso para lutar. Os seres humanos são seres sociais e todos têm a capacidade de desenvolver empatia. Então, uma escuta atenta, uma palavra e incentivo, faz a diferença, ainda mais que o suicídio é um ato impulsivo. Uma simples palavra ou um simples ato, são capazes de abrir as portas para que as pessoas peçam ajuda, ou até mesmo reconheçam que precisam dessa ajuda”, destacou a psicóloga Sandra Henderson.

“Tudo o que ouvi na palestra fez sentido com o que sofri. Tive a experiência de passar por isso e sei como é. A pressão psicológica que passei uma época da minha vida, me fez chegar ao nível extremo de isolamento, o que resultou na falta de sentido à vida. E foi com a ajuda da minha família e amigos que superei esse momento sombrio. Hoje não consigo ver ninguém triste que já me aproximo pra saber se a pessoa está bem”, relatou a servidora Evanda Pinheiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%.Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. A doença mental é um fator de risco para suicídio, isso não quer dizer todas as pessoas diagnosticadas com alguma doença mental terão comportamento suicida. No entanto, quase todas as pessoas que cometeram suicídio (98,6%) possuíam algum transtorno, como Depressão, Transtorno de Humor Bipolar, Alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, Transtornos de personalidade e Esquizofrenia.