Talk Show reúne estagiários de Ananindeua

27/10/2022 00h36 - Atualizada em 27/10/2022 08h13

Foi por meio de um bate papo descontraído, no formato de talk show, que mais de 200 estudantes do Programa de Estágio da Prefeitura de Ananindeua escutaram experiências de profissionais que já passaram pelo processo de aprendizagem na prática quando estudantes, receberam dicas importantes sobre os caminhos do mercado de trabalho e ainda tiveram uma palestra sobre inteligência emocional.

O bate papo foi mediado pela jornalista Jacklene Carrera e teve como entrevistados o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos e o servidor  Bruno Cordovil, que contaram um pouco das suas experiências.

O prefeito Doutor Daniel, além de gestor público, é médico e sabe muito bem da importância do estágio aliado ao curso de graduação. E, mais ainda, da exigência de profissionais com experiência. “Já que o mercado procura um profissional capacitado, alguém tem que dar a primeira oportunidade. Por isso a nossa preocupação em dar essa chance aos estudantes em ingressar no serviço público para adquirir experiência profissional dentro da área de atuação escolhida”, afirmou o prefeito.

O programa de estágio da Prefeitura de Ananindeua, foi instituído em abril de 2021, pelo Decreto nº 142/2021, é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA). Atualmente, a Prefeitura de Ananindeua tem 420 estagiários no Programa de Estágio Não-Obrigatório e 217 estagiários do tipo obrigatório em diversos cursos como Pedagogia, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Licenciaturas, Administração, Técnico em enfermagem, Psicologia, Fisioterapia , Fonoaudiologia, entre outros, distribuídos em 15 secretarias.

O Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, já viveu essa experiência. Ele se tornou servidor público efetivo quando ainda estava na faculdade. Hoje, como coordenador do programa de estágio, sente a necessidade de aconselhar os estudantes e reforçar que as oportunidades têm que ser abraçadas.  “Procuramos contribuir para o desenvolvimento de jovens e novos talentos por meio do Programa de Estágio Curricular e extra curricular, acreditando que o estagiário é um aprendiz com potencial. Desde o início do Programa, 15 estudantes do programa foram contratados. Isso se deu pelo talento e esforço de cada um. O conselho que dou a esses estudantes que estão tendo a oportunidade de estagiar é não subestimar o trabalho extra, o cuidado em  fazer o seu melhor pois quem se dedica,  com capricho,  sempre se destaca”, afirmou o secretário.

Bruno Cordovil é graduando do Curso de Administração e foi estagiário da Prefeitura de Ananindeua, por 1 ano e 4 meses. Recentemente, foi contratado pela Prefeitura e não hesitou em contar a experiência que viveu como estagiário. “Quando ingressei no Programa de estágio ainda não tinha em mente o que ia abordar no meu TCC e foi trabalhando na Prefeitura que consegui me encontrar. Me engajei nos projetos da prefeitura, me fiz participativo e presente em todas as oportunidades. Com convicção aconselho a todos que , independente das dificuldades, não desistam, pois a recompensa sempre vem para quem busca seus objetivos.  Se posicionem como profissional. Alguém sempre vai tá vendo todo o seu esforço”. ressalta Bruno Cordovil.

Eliete Gama também foi contratada e participou do encontro. “Abraço esse momento como uma grande oportunidade. Minha gratidão pela Prefeitura de Ananindeua por proporcionar experiências maravilhosas de aprendizagem que só somam na nossa qualificação para o mercado de trabalho. Deus foi tão maravilhoso por me colocar perto de pessoas que me apoiaram nessa caminhada. Participei do Primeiro encontro dos estagiários em 2021 e com muito orgulho este ano fui convidada para incentivar os estagiários que é possível a contratação.  A emoção e gratidão é única. Todo meu esforço valeu a pena. O conselho que dou aos estagiários é que não desistam de seus objetivos, se dediquem muito pois todos somos capazes de conquistar o que queremos”, disse a servidora Eliete Gama.

A estagiária da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Mayara Costa, ficou atenta a todas as dicas e experiência dos entrevistados. “Estou passando por uma valiosa experiência que é estagiar na Prefeitura de Ananindeua. Foi aqui que me abriram as portas para o conhecimento. Desde o início fui bem acolhida e da mesma forma procuro atender as pessoas que chegam na secretaria em busca de ajuda. Apesar de iniciar com medo do novo, hoje me sinto completa e feliz. Estou conseguindo colocar em prática o que aprendi em sala de aula. Estou sempre buscando dar o meu melhor”.