Obras de servidores são premiadas

29/10/2022 08h33

A Premiação do Concurso Galeria do Servidor - 2ª edição, foi marcada por muita emoção na noite desta sexta-feira, 28. A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), premiou com Curso integral de graduação ou pós graduação, Notebooks e smartphones os servidores municipais vencedores, 3 da categoria fotografia e 3 da categoria pintura em tela. A última fase do concurso, levou 17 obras para a votação popular.No total foram 29.333 votos registrados. Os convidados puderam contemplar e conhecer a história das artes dos servidores que ficaram em exposição durante o evento.

A grande vencedora e recordista de votos foi da categoria pintura em tela. A servidora da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD),  Ana Paula Silva, ficou em primeiro lugar com 9116 votos. Emocionada com o resultado, a servidora que nunca havia participado de um concurso de arte contou os desafios enfrentados e o apoio que teve para chegar até a final.

“A princípio tive dificuldade de escolher o tema mas pesquisando sobre a Cultura e Identidade Ananin resolvi fazer algo que remetesse ao Quilombo do Abacatal. Minha obra representa uma das três Marias filhas do Conde que mandou fazer os escravos construírem a estrada de ferro, juntamente com o artesanato que a comunidade produz  e vende como complemento de renda. Estou muito feliz e grata pelo apoio que tive de toda a minha família e amigos daqui e da minha cidade natal, Viseu, que se mobilizou no processo de votação. Confesso que não foi fácil sair da minha zona de conforto, mas valeu a pena. Também agradeço a Prefeitura de Ananindeua pela oportunidade”, afirma a servidora.

Com título “Da enxada ao Progresso”, a imagem de um gari em serviço, foi que levou o primeiro lugar na Categoria de fotografia. O servidor da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB), Ricardo Pereira Lopes, foi o primeiro colocado com 1046 votos. Surpreso com o resultado, disse emocionado sobre o significado da imagem.

“Estou muito feliz e sem palavras. Confesso que ainda estou sem acreditar nesse resultado. Eram duas pessoas com o nome de Ricardo e na hora não caiu a ficha que era meu nome que estava sendo anunciado. Quanto a minha fotografia, é de um gari da minha secretaria trabalhando. Vivemos em um município que está em constante crescimento, caminhando para o Progresso através de pessoas trabalhadoras que são como a engrenagem. E essa imagem representa isso trabalho e progresso.”, disse Ricardo Lopes.

A premiação do Concurso “Galeria do Servidor - A arte de quem faz acontecer” acontece sempre na semana do dia do servidor e faz parte da política de valorização.

“O objetivo desse concurso é valorizar o servidor através do despertar da arte, mostrando pra ele que, às vezes, tem um artista dentro dele que estava escondido e que só precisava de uma oportunidade para colocar isso pra fora. Nós vivemos uma prática constante da valorização do servidor.Já capacitamos mais de 1800 servidores este ano e a tendência é que esse número aumente com o credenciamento de instrutores e docentes. E ainda lançamos o Prêmio Inovação que vai premiar os servidores que apresentarem ideias inovadoras que possam contribuir com a gestão”, afirma o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos

Os servidores de todo o município que se inscreveram passaram pela fase de avaliação, julgamento técnico e votação popular.Esta 2ª edição, além da categoria pintura em tela, foi incluída a categoria  fotografia com temática  “A cultura e a tradição do cotidiano Ananin”.

“A ideia foi estimular a produção cultural e artística das diferentes vivências e experiências na expressão artístico-cultural, sobre a perspectiva real e abstrata acerca da cidade de Ananindeua”, ressalta a diretora da Escola de Governança Pública de Ananindeua, Jolse Quinto.

Saiba quem foram os finalistas pela ordem de classificação:

Categoria Pintura em Tela

1º Ana Paula Alves da Silva (SEMAD) - 9116 votos