Inovação tecnológica proporciona melhor atendimento ao cidadão de Ananindeua

12/11/2022 15h28 - Atualizada em 12/11/2022 16h27

A quarta edição do Programa Municipal Prefeitura em Movimento, que aconteceu no bairro da Guanabara, reuniu centenas de pessoas que aproveitaram os serviços disponibilizados por todas as secretarias. O intuito da ação é aproximar a gestão da população.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) participou da ação por meio da equipe de departamento de informática, que registrou no sistema Ananin Digital os pedidos de serviços, reclamações e denúncias dos moradores.

De acordo com a Semad, pavimentação, iluminação, construção de unidade de saúde e praças, poda de árvores e linha de ônibus foram alguns dos pedidos solicitados no bairro da Guanabara, porém o serviço de tapa buraco foi o mais reivindicado pelos moradores.

Aldelice Moreira é moradora da Guanabara há 20 anos, quando soube da ação logo se manifestou para solicitar o que pra ela é de mais urgente para a população. “Sou consciente que depois que o Dr Daniel passou pelo bairro muita coisa melhorou, mas o que falta ainda é uma linha de ônibus e uma unidade de saúde para atender a população que fica na divisa entre os bairros Pedreirinha e Águas Lindas. Eu tenho transporte próprio, mas me compadeço com as pessoas que andam muito pra chegar até a via principal para pegar o coletivo quando não tem como pagar transporte alternativo. Da mesma forma acontece com a unidade de saúde para atender a população. Se deslocar para o bairro vizinho fica bem complicado já que não é tão perto”, disse a moradora Aldelice.

Eraldo Marcelino Santos disse não ser adepto a tecnologia então aproveita as ações da prefeitura para reivindicar melhorias. “ Solicitei a construção de uma praça no conjunto Canindé. Uma praça com quiosques, quadras e brinquedo para as crianças. Também pedi o recapeamento e sinalização da rua principal do conjunto”, comentou o morador.

Os serviços cadastrados no sistema Ananin Digital, ferramenta inovadora dessa gestão, que dá celeridade nos processos internos e ainda se comunica com o cidadão de forma rápida e eficaz, foram feitos de forma transparente. O cidadão que passou pelo local, além de ter o pedido registrado, ainda aprendeu como usar a ferramenta pelo celular.

"Nos trabalhamos com seriedade e transparência. Os moradores puderam acompanhar pelo monitor o registro do pedido e ainda conferir pelo mapa o ponto exato para onde o pedido foi solicitado. Com o protocolo gerado, o cidadão de onde estiver, poderá acompanhar o fluxo do pedido, ou seja, ele não precisa se dirigir à secretaria para saber quando o serviço será realizado. Além disso, orientamos como utilizar pelo sistema os serviços de casa. Com a modernização tecnológica implantada na gestão quem ganha é o cidadão”, afirmou Airton Mesquita, Diretor do Departamento de Informática da Semad.

Desde o início do Programa Prefeitura em Movimento, a Secretaria Municipal de Administração realizou no Sistema Ananin Digital o total de 546 registros de serviços, reclamações e denúncias, sendo 43 no bairro da Jaderlândia, 267 no bairro do Aurá, 150 do bairro Curuçambá e 86 no bairro da Guanabara. Todos foram encaminhados automaticamente para o setor responsável pelo projeto que repassa às secretarias para execução.