Mais concursados são chamados para a área da saúde.

17/02/2023 10h16 - Atualizada em 17/02/2023 11h23

A manhã desta terça-feira(13), foi especial para Cristiano Lucas da Silva. Ele foi nomeado ao cargo de Auxiliar Municipal efetivo da Prefeitura de Ananindeua, por meio do Concurso Público 001/2020 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O novo servidor, concorreu à vaga de PcD (Pessoa com deficiência) e garante que o caminho percorrido não foi fácil, mas desistir não foi a opção dele. “A sensação de se tornar um servidor efetivo é de felicidade. O concurso público dá estabilidade e uma certa segurança. A jornada foi longa, tive que me dedicar bastante. Foram três tentativas sem sucesso, mas eu não desanimei e continuei a estudar e correr atrás do meu sonho de ser servidor público, "graças a Deus" alcancei a sonhada aprovação. Valeu a pena não ter desistido. O compromisso daqui em diante é dedicação, procurar dar o melhor de mim, desempenhando da melhor forma possível as minhas atribuições que o cargo exige”, explica o servidor.

Cristiano tem visão monocular, classificada como deficiência sensorial do tipo visual, onde a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos. A Lei define que pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla podem ter direito às cotas de concurso público. Apesar da Lei se aplicar apenas aos concursos da administração pública federal, Ananindeua aderiu à regra no processo seletivo.

“Ser servidor público efetivo é ter direitos, como o plano de carreira, assegurados por lei. Quanto a inclusão de PcD no serviço público, é uma forma de garantir o acesso de todos no ambiente de trabalho. Seu potencial de produtividade pode ser igual ou superior à média dos outros colaboradores e a equipe terá muitos aprendizados sobre inclusão e cooperação”, reforça o Secretário Municipal de Administração Thiago Matos.

Nesta ocasião, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), empossou 6 candidatos aprovados no Concurso 001/2020, sendo 2 para o cargo de auxiliar municipal, 3 para o cargo de técnico municipal e 1 enfermeiro. No total de concursos na área da saúde, desde o início da gestão, mais de 100 candidatos aprovados foram convocados ao cargo público para atender o sistema de saúde.

"Esses novos profissionais empossados hoje são mais reforços para nosso município, assim conseguindo atender a população de Ananindeua em nossas Unidades de Saúde, onde tenhamos atendimentos mais humanizados, além desses profissionais somarem com a secretaria no auxílio à população", frisou a Secretária de Saúde, Dayane Lima.