Famílias quilombolas recebem serviços de assistência social

29/04/2022 17h10

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, realizou nesta sexta-feira (29) o projeto CRAS na Comunidade com famílias quilombolas que vivem na comunidade Abacatal. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Universidade da Amazônia, com os alunos do curso de enfermagem.

Durante a ação, a equipe do CRAS orientou e incluiu os cidadãos sobre os serviços, programas e projetos socioassistenciais e ofereceu oficinas para as crianças, além de inclusão e atualização no Cadastro Único. Enquanto a Sesau, através da UBS Júlia Seffer, e os alunos da Unama realizaram uma palestra e esclareceram dúvidas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Larissa Cardoso, de 22 anos, aproveitou para fazer sua inscrição no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). “Vim pegar orientações e fazer logo a minha inscrição no PAIF. É muito bom quando a equipe do CRAS vem aqui na comunidade e oferece todos esses serviços, porque assim não precisamos nos deslocar até o CRAS”.

Francisdalva da Conceição, moradora do Abacatal, agradeceu a ação. “Foi rápido e fácil fizer a atualização do meu NIS sem precisar ir à sede do CADÚnico. Aqui foi bem melhor”. Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, o objetivo do projeto é garantir à população que vive nos bairros e regiões mais distantes o acesso aos serviços de Assistência Social.

Comunidade Quilombola

O quilombo do Abacatal foi criado em 1710. Inicialmente era uma fazenda de cana-de-açúcar e cacau, onde o dono era o Conde Coma Mello de Portugal que teve um relacionamento com a escrava Olímpia. Eles tiveram 3 filhas chamadas Maria que deram início à comunidade. Hoje, mais de 170 famílias vivem no quilombo e a base de sustento é a agricultura familiar.

A comunidade conta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, que oferece o acolhimento e promove um atendimento diferenciado às famílias da região, fortalecendo os fatores protetivos, os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o processo de emancipação e de autonomia. O quilombo também conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece os serviços de atenção primária à saúde das famílias, com consultas médicas, atendimentos de enfermagem e odontológicos, além de vacinação.