Prefeitura entrega novo espaço para atendimento de pessoas em situação de rua

06/05/2022 10h00

Agora as pessoas em situação de rua de Ananindeua já contam com um espaço para serem atendidas para superar o desafio de viver nas ruas e voltar a ter uma vida digna. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), inaugurou nesta quarta-feira (04) o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro Atalaia. É uma unidade que integra projetos, programas e serviços, que contribuem para o exercício da cidadania e possibilitam a superação da situação de vivência de rua.

“Nosso compromisso é oferecer dignidade para todos os cidadãos de Ananindeua, e isso inclui as pessoas que vivem em situação de rua, porque estar nas ruas não é digno para ninguém. Esses indivíduos podem ser invisíveis aos olhos da sociedade, mas para nós, enquanto poder público, não. Então temos buscado colocá-los em um local adequado onde eles possam fazer suas refeições, cuidar da higiene pessoal e descansar. Além de participarem de cursos de qualificação para poderem retornar ao mercado de trabalho e assim se sentirem acolhidos e respeitados. Em breve esse espaço também servirá como abrigo para que eles possam passar a noite”, ressaltou o prefeito doutor Daniel Santos.

De acordo com o vice-prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro, o centro possibilitará uma nova etapa no desenvolvimento das políticas públicas de assistência social. "O Centro Pop aponta para uma nova etapa de trabalho com relação à população em situação de rua. Queremos contribuir para redução de situações de isolamento social e para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento da autonomia".

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, a nova instalação do Centro Pop foi amplamente estudada e planejada. “A escolha e a estrutura desse novo espaço passou por vários critérios, primeiro na questão de localização que durante o estudo vimos que muitos usuários passam a noite em Belém e retornam durante o dia para Ananindeua e aqui fica mais próximo do retorno deles. Outro motivo é que o antigo espaço não permitia que nós fizéssemos o atendimento adequado para essas pessoas em situação de rua, um atendimento digno do jeito que eles merecem, então aqui além de permitir um local apropriado para eles descansarem, podemos oferecer cursos de qualificação que busca garantir a autonomia financeira deles, a equipe técnica pode realizar um mais qualificado, respeitando o sigilo profissional”, explicou a secretária.

No Centro Pop, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua encontram atendimentos individuais e coletivos; encaminhamentos à rede socioassistencial e demais políticas públicas; oficinas socioeducativas; orientações jurídicas; acesso aos serviços básicos (alimentação e higiene pessoal).

A coordenadora do espaço, Leia do Socorro, destacou como o novo espaço irá melhorar os atendimentos. “Agora vamos poder tirar vários projetos do papel, oferecer um atendimento mais humanizado e para mais usuários, pois a nossa antiga instalação era muito pequena e ficávamos limitados no número de atendimento. Esse novo espaço nos deu um maior gás para realizarmos da melhor forma o nosso trabalho”.

Dona Maria Célia, de 57 anos, é acompanhada pelo Centro Pop e aprovou o novo espaço. “Gostei muito desse novo lugar, tem lugar pra gente descansar, lavar nossas roupas, banheiros para tomarmos banho, porque o antigo lugar era horrível, só tinha um banheiro e não era legal. Gosto daqui. Gosto da equipe, pois aqui me sinto parte de uma família, uma família que nunca tive”, comentou.

Para Ronivaldo dos Santos Silva, de 54 anos, o Centro Pop é um local onde ele encontrou acolhimento e ajuda. “Participo das atividades do centro há 5 anos e agora tô mais feliz com esse novo espaço, tá muito bonito, ficou dez. Aqui encontrei atenção e o apoio da equipe tá sendo muito importante para minha recuperação. Obrigado prefeito por nos dar um lugar melhor”, agradeceu.

Serviço:
O Centro Pop está localizado na Passagem São Paulo, nº 02, BR 316, km 03, bairro Atalaia, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e irá oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade para as pessoas que passam pelo local.