Maio Laranja: Alunos participam de ações de conscientização

07/05/2022 11h32

O mês atual é nacionalmente conhecido como Maio Laranja para ser de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. Com o intuito de informar, sensibilizar e combater essa forma de violência, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), irá realizar ao longo deste mês ações de conscientização nas escolas municipais.

Nesta sexta-feira (06), as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santana do Aurá e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estiveram na E.M.E. Fundamental Professora Yacta Rebelo, no bairro Águas Lindas, para conscientização e esclarecimentos da temática  Maio Laranja. A ação foi conduzida pela psicóloga Ana Cristina Brito, que usou recursos lúdicos para orientar os alunos.

“A escola é o ambiente mais propício para realizamos a campanha, pois é onde encontramos um maior grupo de crianças e adolescentes para orientar e estimular reflexões sobre a violência sexual. As crianças são o futuro do nosso município, temos que zelar pela integridade delas, conscientizar e protegê-las”, pontuou a psicóloga.

Para Edward Sousa, de 7 anos, a atividade foi esclarecedora. “Foi muito bom, aprendi os pontos onde os adultos não podem tocar em mim e onde podem”, comentou. Maria Luiza, de 7 anos, aprovou a ação. “Foi muito bom, aprendi bastante, gostei do desenho O Segredo”, contou.