Prefeitura inaugura a nova sede do CADÚnico em Ananindeua

11/05/2022 13h50 - Atualizada em 13/07/2022 19h29

Com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento da população quanto ao acesso aos programas sociais, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), inaugurou nesta terça-feira (10) a nova sede do Cadastro Único do município (CadÚnico). A unidade funcionará na passagem Suely, esquina com a Rua Cláudio Sanders, no bairro Centro.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Dr. Daniel Santos ressaltou a importância do serviço ofertado pela Semcat. “Nosso objetivo é garantir um atendimento de qualidade a todos os moradores de Ananindeua, em especial aos que vivem em situação de vulnerabilidade social, por isso é fundamental acolher a todos quem vier aqui. A nova sede será um local onde as pessoas encontrarão respeito e dignidade, com um atendimento humanizado”, frisou o prefeito.

A nova central do Cadastro Único conta com uma moderna rede de internet, acessibilidade, comodidade e uma ampla estrutura física para um melhor atendimento à população, a expectativa é atender 300 pessoas por dia.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, disse que o CADÚnico é uma conquista também para o servidor. “Quero agradecer a toda equipe da Semcat que foi incansável para entregarmos essa obra o mais rápido possível e agradecer ao prefeito doutor Daniel pela confiança. Isso aqui é a realização de um sonho, porque os servidores também poderão atender os usuários em um local adequado, com toda acessibilidade e garantido todos os direitos dos cidadãos que procurarem os serviços”, afirmou.

O coordenador do CadÚnico, Robson Barbosa, também destacou a relevância do novo prédio. “Tenho muito orgulho de fazer parte da gestão do prefeito doutor Daniel, pois umas de suas principais preocupações é melhorar a qualidade de vida da população e essa nova sede é um exemplo disso. O espaço ficou ótimo e vai propiciar um atendimento com mais qualidade e dignidade a essas famílias cadastradas”.

A população que desejar atendimento de atualização ou inscrição no CadÚnico, orientações sobre adesão aos programas socioassistenciais, como Auxílio Brasil, entre outros, poderão se dirigir a nova sede do CadÚnico ou no CRAS Estrela Ananin, no Conjunto Júlia Seffer, CRAS 40 Horas, no bairro 40 Horas e no CRAS Uirapuru, no bairro Icuí. O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

O que é

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado para diversas políticas e programas sociais voltados a este público. No momento existem mais de 100 mil famílias inseridas no CadÚnico de Ananindeua.

É uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todos os âmbitos da federação que visam promover a inclusão social.