Crianças e adolescentes do CRAS apresentam espetáculo sobre o combate ao abuso e exploração sexual

14/05/2022 12h27 - Atualizada em 14/05/2022 12h55

Um espetáculo de cores, música e irreverência. Assim foi a peça teatral "A Menina dos Sonhos” apresentada por 25 crianças e adolescentes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Uirapuru. A apresentação foi nesta sexta-feira (13) no Teatro da Usina da Paz, no bairro Icuí, e realizada entre a parceria da Prefeitura de Ananindeua, Governo do Estado do Pará, Cia Experimental Airles Teixeira e o projeto Hip Hop pela Paz.

A peça foi resultado da oficina de artes do CRAS Uirapuru, em que de forma emocionante contou a história de uma menina que sonhava em ser bailarina, de família humilde, mãe analfabeta e vítima de violência doméstica e pai alcoólatra. Sem esperança, sem oportunidades de estudar e nem tendo os seus direitos garantidos, ela sai para trabalhar na rua, o único serviço que encontra é catar latas. Então na rua, sem proteção, ela é abusada por adultos e acaba caindo no mundo das drogas, onde a garota conhece a criminalidade e tem seus sonhos interrompidos.

De acordo com a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Marisa Lima, o objetivo da apresentação foi levar o público a refletir sobre drogas, alcoolismo, trabalho infantil, violência doméstica, abuso sexual de crianças e adolescentes e vulnerabilidade social.  Além de fomentar o fortalecimento de vínculos entre os usuários atendidos pelos serviços de Assistência Social de Ananindeua que participaram do espetáculo.

“Infelizmente tudo o que foi falado aqui não é diferente do que vivenciamos diariamente nos CRAS e CREAS do município, são histórias reais que crianças, adolescentes e mulheres enfrentam. A violência, as drogas, o abuso sexual têm que ser combatidos. Não podemos fechar os olhos. Nosso desejo é resgatar os sonhos dos meninos e meninas, vamos continuar trabalhando para resgatar esses sonhos e para que eles se tornem realidade”, afirmou a secretária.

Segundo o coordenador do espetáculo, Domingos Santos, a peça teatral foi inspirada em histórias reais. “Tudo o que foi relatado aqui faz parte de histórias verídicas de crianças e adolescentes que conheço, histórias que fazem parte do cotidiano dos cidadãos de Ananindeua. Então o nosso intuito é combater todos os tipos de violência e drogas, além de promover a inclusão social por meio da arte”, frisou.

Daniela Santos (nome fictício), de 15 anos, comentou sobre a importância do espetáculo. “Durante os ensaios aprendi as formas que podemos denunciar um abuso e quais as formas de violência que podemos sofrer. No ano passado, meu padrasto abusou de mim e aqui no CRAS encontrei apoio, então espero que com essa peça, com essa histórias, outras pessoas possam se identificar e denunciar seus agressores. Que não tenham medo ou vergonha de falar, mas que se sintam fortes para denunciarem”.

Já para a pequena Nicole Chaves, de 8 anos, a peça foi um incentivo para se tornar uma bailarina. “Gostei muito de participar, foi a minha primeira apresentação, estava nervosa, mas gostei. Quero continuar aprendendo ballet. Quero ser bailarina”, contou.

Na ocasião, o prefeito doutor Daniel Santos, ressaltou o seu compromisso com os cidadãos de Ananindeua, em oferecer bases para a transformação social. “Precisamos ser agentes de transformação de vidas, por isso vamos continuar trabalhando e fazer de tudo para encontrar e desenvolver talentos, que por meio da arte possamos não só resgatar jovens da criminalidade, mas fazer com que outros nem se percam durante o caminho. Então vamos seguir trabalhando para desenvolver políticas públicas de proteção e valorização da mulher, da criança e adolescente na nossa sociedade. Meu objetivo é cuidar de cada família do nosso município”, finalizou.

Saiba mais
Os Centros de Referência da Assistência Social são responsáveis por realizar ações que previnam situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os CRAS podem encaminhar os integrantes da família ou o grupo inteiro para outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.

Em Ananindeua são 10 CRAS, que fazem o acompanhamento socioassistencial das famílias integradas à rede das demais políticas públicas. Eles estão instalados nos bairros: Centro, Distrito Industrial, Coqueiro, 40 Horas, Icuí, Curuçambá, Atalaia, Guanabara e Águas Lindas, na comunidade Santana do Aurá e no Conjunto Júlia Seffer.

DISQUE 100
O serviço de denúncias contra violação de direitos humanos funciona 24h, todos os dias da semana. O Disque 100 é uma ferramenta para ser utilizada no combate ao abuso e exploração sexual infantil.