Refugiados e migrantes venezuelanos recebem cartão-alimentação em Ananindeua

20/05/2022 11h53 - Atualizada em 20/05/2022 14h49

Para garantir o apoio alimentar aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que vivem no município, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), entregaram nesta quinta-feira (19) os cartões-alimentação do Programa de Transferência Monetária da OIM Brasil para aquisição de alimentos e itens não alimentares 2022.

Segundo Francisco Batista, representante da OIM, a iniciativa faz parte da Resposta Global da OIM para combater os impactos da Covid-19 e o projeto é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

No município, o benefício, que varia entre R$250,00 a R$ 700,00, foi entregue para 26 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), através do Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF), assim, impactando mais de 200 pessoas das três comunidades Warao que estão situadas nos bairros Distrito Industrial, Levilândia e Curuçambá.

Para Graciela Gonzalez, de 29 anos, que vive em Ananindeua há 1 ano com seus 6 filhos e marido, o cartão irá garantir a alimentação da sua família. “Estou muito feliz em receber o cartão, agora vou poder comprar comida para meus filhos. Tô feliz. Obrigada”, comentou.

Dona Olga Moya, de 47 anos, já fez a lista do que comprar com o cartão. “Vamos usar o cartão para comprar frango, queijo, presunto, sabão, xampu e muitas coisas. Estou agradecida”, contou Olga que vive há 1 ano em Ananindeua com seus 5 filhos e marido.

Com brilho nos olhos e ao lado do marido, Tereza Gonzalez, de 56 anos, agradeceu ter recebido o cartão. “Muito obrigada, agora a comida desse mês tá garantida”.

De acordo com a secretária da Semcat, Marisa Lima, mais parcerias estão sendo fechadas para garantir os direitos dos indígenas venezuelanos que vivem no município de Ananindeua. “Hoje, podemos dizer que somos uma das referências nacionais no atendimento aos indígenas Warao por conta dos serviços, projetos e programas que temos realizados no município para assegurar os direitos das famílias venezuelanas que vivem aqui, com trabalhos na área da educação, saúde, assistência social, economia e na moradia. O compromisso do prefeito doutor Daniel é fechar mais parcerias e realizar mais trabalhos para garantir dignidade e qualidade de vida para os Warao”, ressaltou a secretária.