Emoção marca entrega de certificados em Ananindeua

26/05/2022 14h16

Um misto de emoções e entusiasmo tomou conta do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo, da Cidade Nova VI, na manhã desta quinta-feira (26), quando a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) entregaram os certificados para 42 pessoas que realizaram os cursos de Panificação e de Chocolate.

“Eu estava desempregada, quando encontrei apoio do CRAS. Fiz a oficina de panificação e comecei a presentear os amigos com o que tinha aprendido no curso. Foi um sucesso. Já  recebi várias encomendas e isso tem me ajudado na renda da minha família", contou, feliz, dona Rosa Assunção, de 68 anos.

Monica Lorena Gomes, de 36 anos, contou como o curso de chocolate tem ajudado na renda de casa. “Fazer o curso foi muito importante pra mim, principalmente neste momento que estou desempregada e grávida. Isso aqui é uma oportunidade de renda para minha família”.

Para Regina Farias, de 63 anos, os cursos são mais que uma oportunidade de geração de renda. “As oficinas vão muito além do objetivo principal de dar nova oportunidade de geração de renda para a comunidade. Aprendemos técnicas novas, desenvolvemos a criatividade, fazemos novos amigos, passamos momentos agradáveis e economizamos muito na nossa própria casa. Até abriu meus olhos para ser empreendedora, nunca pensei nisso, principalmente nos meus 63 anos".

Os cursos de qualificação têm o objetivo de trabalhar a inclusão social através da profissionalização, levando informação e formação para pessoas que estão em situação de desemprego, e assim facilitando a entrada delas no mercado de trabalho e o empreendedorismo, com a gestão do próprio negócio.

“Os cursos surgem com a necessidade da redução do desemprego por meio da qualificação profissional,  trabalha com a inclusão social através da inserção dos cidadãos  no mercado de trabalho e o empreendedorismo para a geração de renda. Vamos seguir avançando para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de Ananindeua. Desde o início do ano já entregamos 463 certificados”, afirmou o prefeito doutor Daniel Santos.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o grupo de dança da terceira idade do CRAS animou a plateia com o ritmo de carimbó. Quem também levou aplausos foi a campeã mundial Escolar de Gymnasiade, Lívia Gadelha, que conquistou a medalha de prata na modalidade breaking. Ela faz parte do grupo de dança hip hop do CRAS Estrela Ananin.

“Meu coração se encheu de alegria ao ver a Lívia participando de um campeonato mundial na França. Uma garota que cresceu aqui com a gente, desde os 4 anos de idade é acompanhada por nossa equipe do CRAS e faz parte de um dos nossos trabalhos de inclusão social que é de dança hip hop. Isso só comprova que estamos no caminho certo. Aproveito para agradecer ao prefeito doutor Daniel por toda ajuda e apoio”, comentou a secretária da Semcat, Marisa Lima.