Prefeitura entrega certificados do curso de qualificação profissional

28/05/2022 10h31 - Atualizada em 28/05/2022 10h39

Desde o início do ano, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania Assistência Social e Trabalho (Semcat) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) já entregaram 463 certificados aos alunos dos cursos de qualificação profissional, emprego e renda, que abrange diversas áreas do conhecimento. Nesta sexta-feira (27) mais um curso foi concluído, o de Artesanato em Sandálias, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá.

O objetivo do curso foi promover a qualificação profissional para que as famílias tenham maior autonomia e possam completar a renda familiar, por meio da aprendizagem e do conhecimento.

“O nosso intuito é despertar o empreendedorismo para que todas as participantes possam colocar em prática o que aprenderam e torná-lo como uma fonte de renda. Tenho muitos alunos que vendem e hoje, as sandálias customizadas se tornaram a única fonte de renda. Mas também temos alunos que veem as oficinas como um passatempo, um local de encontro, como para dona Doraci”, frisou a instrutora do Senar, Tarcilene Cordeiro.

Com os cabelos brancos e aos 84 anos, dona Doraci Santos não deixa de fazer um curso ofertado pelo CRAS. “Amo vim pra cá, pra mim é a maior distração, reencontro minhas amigas e faço novas amizades. Aqui encontrei uma família”.

Já para Dilcileia Ferreira, de 30 anos, o curso será a oportunidade de conseguir uma renda para a sua família. “Estou desempregada há um tempo e tenho que cuidar do meu filho que ainda é pequeno, isso aqui faz eu ver que existe luz no fim do túnel, já pensei em vários modelos que posso fazer e na semana que vem vou comprar o material para começar a vender para os meus vizinhos, na feira, pra todo mundo e ganhar o meu dinheiro. Surgiu uma esperança, pois o dia a dia não tá fácil”, contou.

Samara Ribeira, de 19 anos, comentou que as sandálias customizadas irão ajudar no sustento do filho que está quase para nascer. “Não tenho emprego e daqui 4 meses meu filho vai nascer e até agora não temos nada e com certeza tenho a esperança de vender as sandálias, aprender novos modelos e vender para ajudar em casa”.

A coordenadora do CRAS, Francinalva Moura, falou sobre a importância do curso. “Os cursos de qualificação são a oportunidade de geração de renda para muitas famílias que se encontram desempregadas, além de ser um momento de fortalecimento de vínculos. Com este trabalho, as alunas adquirem conhecimento e saem daqui com a energia renovada, sabendo que são pessoas mais importantes”, finalizou.