Conselho Tutelar de Ananindeua recebe novo veículo para atender a população

27/06/2022 19h20 - Atualizada em 27/06/2022 18h54

Para fortalecer o trabalho em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Ananindeua, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), entregou nesta quarta-feira (22) um carro 0km para o Conselho Tutelar II. O veículo, modelo Fiat Chronus, foi adquirido através do Programa de Equipagem dos Conselhos Tutelares, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mediante uma emenda parlamentar federal do deputado Vavá Martins.

O prefeito doutor Daniel ressaltou a importância do novo veículo para o Conselho Tutelar. “Entendo que para construir uma Ananindeua melhor devemos firmar parcerias. Então quero agradecer toda a parceria do deputado Vavá. Tenho certeza que a entrega do carro é um marco para o nosso município e uma grande conquista para o Conselho Tutelar, em que até hoje rodava com um carro alugado, então essa aquisição já é uma economia para gestão que pode alocar o dinheiro para outro setor que possa beneficiar a sociedade. A expectativa é que o novo veículo auxilie no atendimento diário dos menores em situação de vulnerabilidade, nas visitas e no acompanhamento dos casos. Nossa gestão continuará investindo no fortalecimento e ampliação de todos os programas e serviços que possam garantir melhorias para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.Em seu dicurso, o deputado federal Vavá Martins reinterou sua parceria com o município. "Vejo no doutor Daniel uma pessoa que ama, luta e quer ver o bem de Ananindeua. Hoje ele tem trabalhado e mostrado resultados que são frutos de muito sacrifício, esforço e parcerias para o município. Me sinto honrado de trabalhar ao lado do Daniel e contribuir para a gestão através do que me cabe, enquanto deputado federal. Aqui enviei mais de 2 milhões de reais para a área de saúde e 1 milhão de reais para assistência social", disse o deputado.

Além do carro com cadeirinha, o Conselho Tutelar irá receber o kit de equipamentos do programa do Governo Federal com cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador, um bebedouro, uma televisão 50’, um ar condicionado e cinco aparelhos celulares, os quais chegarão nos próximos meses ao município, via transportadora, para contribuir com trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares.A secretária da Semcat, Marisa Lima, destacou a importância do kit. “Certamente esses equipamentos irão ajudar muito. Vão proporcionar melhores condições de trabalho aos conselheiros e melhorar o atendimento à população. Aproveito para agradecer a toda equipe envolvida nos serviços de atendimento social e também ao prefeito doutor Daniel, pelos constantes investimentos para agregar qualidade ao trabalho no setor e por entender que cuidar de nossas crianças e adolescentes é garantir o futuro de Ananindeua”, disse a secretária.Para o conselheiro Tiago Sales é uma conquista enorme para o setor. “Esse carro chegou em boa hora, pois atenderá as demandas do Conselho Tutelar nas suas mais diversas situações de atendimento. Nos trará maior autonomia, sem contar que estará a nossa disposição 24 horas por dia para atender todas as necessidades. Agradeço ao prefeito doutor Daniel e a todos que contribuíram para esta conquista”, comentou.

O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem como objetivo ajudar a família, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho recebe denúncias sobre direitos violados e encaminha para o Ministério Público e demais órgãos.

O município de Ananindeua possui 4 Conselhos Tutelares, que funcionam 24h por dia e estão localizados nos bairros Centro, Coqueiro e Águas Brancas.

Conselho Tutelar I - Avenida Cláudio Saunders, n° 1174, bairro Centro. Área de abrangência: Curuçambá, Guajará I, Distrito Industrial, Guajará

II, Maguari, Paar.

Conselho Tutelar II - Conselho II - endereço: Cidade Nova VII, WE 72, n° 201, próximo ao Ginásio Municipal Almir Gabriel (Abacatão). Área de abrangência: 40 horas, Cidade Nova (todas), Icuí Guajará, Icuí Laranjeira, Jibóia Branca, Parte do Coqueiro (lado direito descida do viaduto), Estrada da Providência.

Conselho Tutelar III - Rua 02 de Julho, Conjunto da COHAB, quadra D (ao lado do CREAS II e próximo da Defensoria Pública), bairro Águas Brancas. Área de abrangência: Águas Brancas, Águas Lindas, Aurá, Centro.

Conselho Tutelar IV - Conjunto Valparaíso, Rua 11, Qd. 10, n° O1, bairro Coqueiro. Área de abrangência: Guanabara Jaderlândia, Parque Vitória, Parte do Coqueiro (Lado esquerdo subida do viaduto) Una, Valparaiso, Xapuri.