Projeto CRAS na Comunidade garante acesso aos serviços socioassistenciais

28/06/2022 19h41

Com o intuito de aproximar cada vez mais os serviços socioassistenciais da população e assim garantir o acesso às políticas públicas, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) vem realizando ao longo do ano o projeto CRAS na Comunidade, que é uma extensão do trabalho que já vem sendo desenvolvido no município através dos dez Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único.

Nesta última semana de junho, o projeto foi ofertado nos bairros do Paar e Guanabara, atendendo mais de 100 pessoas com ações de acolhida, informações e orientações sobre os serviços, programas, projetos e benefícios municipais e federais, além de inscrição e atualização do Cadastro Único. Niclea dos Santos, de 49 anos, agradeceu por poder atualizar seu NIS perto de casa e sem enfrentar fila. “Poder ter os serviços aqui perto de casa foi muito bom, fazia um tempo que queria ir até o CRAS ou o CadÚnico para pegar informações, mas nunca conseguia, pois estou desempregada e não tenho como pegar ônibus. Mas quando me falaram que vinham até aqui no bairro, não pensei duas vezes e atualizei meu NIS, que tinha sido bloqueado. Espero em nome de Jesus receber o dinheiro”.

Sheila Silva, de 40 anos, também participou da ação e comentou sobre o atendimento. “Foi tudo muito rápido e a equipe super atenciosa, atualizei meu NIS e ainda vou inscrever meu filho no Programa Criança Feliz (PCF) para que ele possa ter um melhor acompanhamento”.

Já a dona Lucimar dos Santos, foi buscar orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal. “Queria saber como faço para ter direito ao BPC, além de atualizar o meu NIS. Tô saindo satisfeita, porque consegui fazer tudo o que queria e sem precisar ficar horas em uma fila ou chegar de madrugada para ser atendida”, contou.

Durante as ações, a Semcat também promoveu um momento de palestra sobre combate ao Trabalho Infantil, além de orientações de como funciona o serviços do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).