Semcat conta com nova sede para atender ao público

06/07/2022 19h32 - Atualizada em 06/07/2022 19h39

A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) já está funcionando na nova sede do órgão, localizada na Passagem Suelly, no bairro Centro. O novo prédio, mais adequado e com melhor estrutura, irá permitir atendimentos aqueles que passam por situações de vulnerabilidade social ou que necessitem de apoio e assistência social, além de assegurar aos servidores melhores condições de trabalho. O espaço conta com mais de 260m² de áreas construídas, 20 salas, 3 copas, 9 banheiros, sendo 2 para pessoas com deficiência, e 1 sala de reunião.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, reforçou a importância das novas instalações. “Esse é um prédio que veio na hora certa para o atual momento que estamos vivendo, de grandes investimentos na área da assistência social. Agora, temos um ambiente amplo, novo e acolhedor para melhor atender os cidadãos de Ananindeua, e tudo graças ao empenho do nosso prefeito doutor Daniel”.

O servidor Neto Oliveira, gerente administrativo, disse da satisfação em poder trabalhar no novo prédio.  “É muito gratificante estar recebendo este prédio para poder oferecer melhor comodidade aos nossos usuários, atendendo-os com mais sigilo e qualidade. Há anos sou funcionário do município e, pela primeira vez, vamos ter um ambiente de trabalho amplo, novo, acolhedor, é gratificante para nós enquanto funcionário”.

Para Mara Leite, da contabilidade, o novo prédio vai impactar diretamente na qualidade do atendimento. “Ver toda essa estrutura que a Semcat ganhou dá um gás para continuarmos trabalhando. Estou muito feliz, por mim e pela comunidade. Estou muito satisfeita”, comemorou.

Mais avanços na área da assistência social

A política de assistência social tem tido mudanças significativas nesses 1 ano e meio da atual gestão. No dia 23 de junho de 2021 foi aprovada a Lei de Regulamentação da Assistência Social no município. Com essa medida, a Política de Assistência Social ganhou ainda mais concretude nos procedimentos e fundamentos para uma gestão eficaz, possibilitando qualidade e aperfeiçoamento na prestação de seus serviços, programas e outras ações socioassistenciais.

Outro passo fundamental foi a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 40 Horas e a mudança dos CRAS Jaderlândia, Estrela Ananin e Guanabara para um espaço mais amplo e acessível aos cidadãos. Atualmente, a Prefeitura Municipal está ampliando e reformando o CRAS Curuçambá, que está com 55% das obras concluídas.

Além dos CRAS, agora a população de Ananindeua conta com um  novo espaço do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro Centro, e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), bairro Atalaia. O equipamento é uma unidade que integra projetos, programas e serviços, que contribuem para o exercício da cidadania e possibilitam a superação da situação de vivência de rua.

Os investimentos na área da assistência social não param, por meio de parcerias, a Prefeitura vem realizando cursos de qualificação profissional através do Programa Talentos e Oportunidade. O programa tem o objetivo de trabalhar a inclusão social através da profissionalização, levando informação e formação para pessoas que estão em situação de desemprego, e assim facilitando a entrada delas no mercado de trabalho e o empreendedorismo, com a gestão do próprio negócio. Até  o momento,  cerca de 1500 certificados já foram entregues.