Colônia de Férias faz caminhada ecológica no Parque do Utinga

08/07/2022 10h10

Ar puro, natureza e paz marcaram a Colônia de Férias na manhã desta quarta-feira (06) no Parque Estadual do Utinga (PEUt), onde crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanabara participaram de uma caminhada ecológica promovida pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). A atividade faz parte do calendário da secretaria, que visa, durante o período de férias, proporcionar momentos de lazer, socialização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“A ideia é diferenciar, no período de férias, das atividades que eles já realizam durante o ano nos CRAS, porém com programações voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Na visita de hoje, no Parque do Utinga, as crianças, adolescentes, adultos e idosos puderam ter um maior contato com a natureza, com os pássaros e animais, ter um momento de reflexão, descontração e lazer, além de socializarem uns com os outros”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Lurdes Rodrigues, de 59 anos, e seu irmão, Raimundo Alexandre, de 53 anos, aprovaram a iniciativa e aproveitaram para conhecer o Parque. “Esse passeio foi muito bom pra gente, é muito gostoso poder caminhar e apreciar a natureza, além de conversar com os amigos, principalmente neste momento que ainda luto contra a depressão”, disse Lurdes.

Já dona Antônia Santos, de 84 anos, era só sorriso. “A última vez que vim aqui ainda era o antigo parque, há mais de 5 anos atrás, não era tão bonito como tá agora. Tô amando o passeio, ver a natureza, conversar com as minhas amigas, porque hoje estou pra caminhar, tem dia que não, mas hoje é diferente”, comentou.

Jarlene Pinheiro, de 36 anos, compartilhou que está passando por um momento em sua vida que precisava de um momento tranquilo, em contato com a natureza, para refletir. “Vim acompanhar meus filhos, mas na verdade, estou aproveitando o passeio mais que eles, pois estava precisando em um ambiente assim, tranquilo e alegre. Tem momento que precisamos parar no meio da correria do dia a dia para se encontrar e refletir. Só tenho que agradecer”.

Para Renata Cristina, de 33 anos, mãe da pequena Maria, de 7 anos, a Colônia de Férias do CRAS está sendo um mecanismo para que sua filha possa ocupar a mente. “A Colônia de Férias tá sendo ótima e esse passeio maravilhoso. O contato com a natureza tá sendo muito bom para ela, pois nesse período de férias ela anda bastante agitada e precisava extravasar”.

Mas teve também quem não aguentou a caminhada e usou o poder de ser a irmã mais nova para fazer o passeio carregada pelo irmão mais velho. “Gostei muito do passeio, nunca tinha vindo aqui no parque. O que mais me encantou foram os macacos, borboletas e a preguiça que vi pelo meio do caminho. Curti mais em não precisar andar”, contou Miriam Oliveira, de 5 anos. Já o seu irmão, Adfran Oliveira, de 14 anos, disse que sua crise alérgica parou durante a caminhada ecológica. “Estamos gostando, o melhor tá sendo o contato com a natureza. Aqui até a minha alergia parou, o que tá sendo muito bom”.

A Colônia de Férias vai até o dia 11 de julho, com atividades esportivas e culturais para todos os usuários dos dez CRAS de Ananindeua.