Prefeitura realiza inscrições no CADÚnico

20/07/2022 15h12

Com o intuito de auxiliar as pessoas na superação da pobreza e extrema pobreza, o Governo Federal instituiu o programa Auxílio Brasil, o qual busca promover a cidadania com garantia de renda e apoiar a articulação de políticas voltadas aos beneficiários, com vistas à superação das vulnerabilidades sociais da população.

Anteriormente, as famílias cadastradas no Cadastro Único (CADÚnico), inseridas no programa recebiam um benefício de R$ 400,00 reais e a partir de agosto deste ano (2022) o valor do auxílio foi ampliado para R$ 600,00 reais, o que gerou uma grande procura em todas as sedes do CADÚnico e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o Brasil.

Diante dessa difícil rotina nacional na busca de fazer o cadastro para conseguir o benefício, o Governo Federal prorrogou o prazo de recadastramento para outubro. E com o intuito de zerar as filas em Ananindeua, a Prefeitura Municipal vem investindo e realizando planejamentos estratégicos na área da assistência social, cujo o foco de trabalho é garantir a proteção social e os direitos à todos os cidadãos, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Em maio deste ano, a gestão entregou a nova sede do Cadastro Único. O espaço conta com uma moderna rede de internet, acessibilidade, comodidade e uma ampla estrutura física para um atendimento mais humanizado a todos que necessitam dos serviços, como  atualização ou inscrição do CadÚnico, orientações sobre adesão aos programas socioassistenciais, como Auxílio Brasil, entre outros.

Deise Miranda, de 35 anos, aprovou a nova unidade. “Aqui é sem comparação, dou nota 10. Antes nós ficávamos apertados, no calor e não tinha cadeira suficiente para sentarmos, agora não, a gente espera sentado e no ar condicionado chegar a nossa vez de ser atendido. Dá até gosto de esperar”, comentou.

Atualmente, a nova sede disponibiliza, de forma presencial, 600 senhas diariamente, dentre elas, para pessoas com prioridade. O CadÚnico está localizado na passagem Suely, esquina com a Rua Cláudio Sanders, no bairro Centro, e durante este período de julho o funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 14h.

E com o objetivo de melhor atender os beneficiários do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), criou o projeto CRAS na Comunidade e o programa Prefeitura em Movimento, que garantem aos moradores que vivem em áreas distantes, seja urbanas, ribeirinhas, quilombolas e Warao, todos os serviços realizados no Cadastro Único.

O projeto e o programa também promovem acolhimento, escuta qualificada, oficinas comunitárias, palestras sócio-educativas, rodas de conversas, orientação sobre o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), realização de encaminhamentos para rede socioassistencial e setorial, entre outros.

Com todas essas ações e estratégias para zerar as filas do CadÚnico, o município já atingiu a marca de 223.871 mil pessoas cadastradas, somente nos 4 primeiros meses deste ano (2022) foram mais 7mil pessoas inscritas.

“Este resultado só foi possível graças a uma série de ações que estamos desenvolvendo em Ananindeua. Estamos levando os serviços para mais próximo da população, entrando em todas as comunidades e bairros do município para garantir que todos tenham seus direitos assegurados, além de proporcionar um ambiente mais agradável e acessível no atendimento. Claro que durante o ano nos deparamos com situações pontuais que requerem uma atenção maior, como foi o caso da transição do programa Bolsa Família para Auxílio Brasil, empréstimos consignados para os benefícios do BPC e do Auxílio Brasil, mas estamos atentos e conseguindo suprir as demandas. Ter mais de 223 mil pessoas atualizadas e inscritas no CadÚnico mostra que estamos trabalhando e avançando com as políticas públicas”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

De acordo com a secretária, a expectativa é ter 238 mil pessoas inseridas no Cadastro Único até o fim deste ano.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único, criado e coordenado pelo  Governo Federal, é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado para diversas políticas e programas sociais que visam promover a inclusão social para este público.