Prefeito de Ananindeua visita o canteiro de obras da Casa da Mulher Brasileira

17/10/2022 22h56 - Atualizada em 17/10/2022 23h19

O prefeito doutor Daniel Santos, ao lado de uma comitiva de gestores municipais e estaduais, além de representantes do judiciário e da segurança pública e estaduais, vistoriaram nesta segunda-feira (17) a construção da Casa da Mulher Brasileira  que está sendo implementada em Ananindeua, na Rua Cláudio Sanders com Quinta das Carmitas, bairro Centro. A casa, que já está com cerca de 30% das obras concluídas, será um equipamento para integrar ações de combate à violência contra o público feminino no município.

Os serviços de terraplanagem, fundação, alvenaria, laje, drenagem e esgoto estão com etapas avançadas, a próxima é de reboco, elétrica, esgoto e água, acabamento e estacionamento. A casa terá 1.180,36 m² de área construída e reunirá diversos serviços integrados à rede de proteção e atendimento humanizado, com atendimentos 24 horas durante todos os dias da semana.

O prefeito afirmou que a estimativa é que a Casa da Mulher Brasileira seja entregue em maio de 2023 e ressaltou a importância do equipamento para fortalecer as políticas de proteção às mulheres de Ananindeua.

“Aqui teremos um espaço que irá abrigar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Juizados e Varas de Violência Doméstica, Defensoria, Promotorias, e contará com equipe multiprofissional  formada por psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras, Ministério Público, Defensoria Pública; serviço de promoção de autonomia econômica, além de possuir espaço de cuidado às crianças, brinquedoteca, alojamento de passagem, entre outras dependências que vão dar todo o apoio e amparo às mulheres de nossa cidade”, declarou o prefeito.

As atribuições e o funcionamento do atendimento prestado dentro da casa já foram definidas, de acordo com as diretrizes do programa nacional “Mulher, Viver sem Violência”. “A Casa da Mulher Brasileira é uma grande conquista para Ananindeua, pois reunirá em um mesmo local serviços municipais, estaduais e federais para atendimento a mulheres vítimas de violência”, disse a secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Marisa Lima.