Mais de 800 pessoas recebem certificados dos cursos profissionalizantes

19/10/2022 15h43 - Atualizada em 19/10/2022 16h40

A constante busca pela autonomia financeira e geração de renda é a realidade de muitos brasileiros atualmente. Pensando nisso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), vem transformando a vida de centenas de cidadãos com cursos de qualificação profissional. A ação faz parte do Programa Talento e Oportunidade, que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas no mercado de trabalho e apoiar os pequenos empreendedores.

“Nossa política de trabalho engloba as vertentes da qualificação, intermediação e o empreendedorismo, por meio de projetos e programas municipais. Estamos dando um importante passo quanto ao desenvolvimento econômico da cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que 14.307 pessoas de Ananindeua conquistaram o tão sonhado emprego com carteira assinada. Isso significa dizer que eles estão tendo uma fonte de renda e uma melhor qualidade de vida. Temos trabalhado para transformar nosso município em uma cidade mais humana e mais acolhedora para cada cidadão”, ressaltou o prefeito doutor Daniel Santos.

Nesse sentido, a Semcat, através do Centro de Inclusão Produtiva (CIP) de Ananindeua e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Qualifica Pará, do Governo Estadual, realizou nesta segunda-feira (17), no auditório da UNAMA BR, a entrega de 850 certificados dos cursos de qualificação profissional. Somente este ano foram formadas 32 turmas, nos cursos de Assistente Administrativo, Informática, Confeitaria Básica, Cuidador de Idosos, Pedreiro de Alvenaria, Elétrica Residencial, Recursos Humanos, entre outros.

A satisfação e a certeza de um futuro promissor eram visíveis nos gestos e olhares de todos os participantes. Inês de Nazaré, de 34 anos, foi uma das concluintes do curso de Recursos Humanos e contou que há 6 anos estava desempregada. “A formação no curso que fiz no CIP veio em boa hora, há 6 anos estava desempregada e hoje fui chamada para uma entrevista de emprego e fui contratada. Agora é só glória, agradeço a iniciativa da Prefeitura de Ananindeua em nos proporcionar uma oportunidade como esta, posso dizer que transformou a minha vida. Pretendo fazer outros cursos, com a esperança de melhorar o meu currículo e aumentar o meu salário, quero evoluir”.

Thamyres Pacheco, de 31 anos, falou de sua felicidade em ter concluído o curso de Assistente Administrativo. “Fazer o curso no CIP foi uma experiência incrível que só veio a somar na minha vida, pois me proporcionou subir de cargo na empresa onde trabalho há 1 ano como assistente de escritório e esta semana iniciei como assistente administrativo. Só tenho que agradecer a Prefeitura por essa oportunidade, o aumento no meu salário vai me ajudar bastante, principalmente neste momento que estou passando, em que meu marido encontra-se desempregado e eu sou a provedora do lar”.

Já Ana Bárbara , de 17 anos,  fez o curso de Inglês visando enriquecer o seu currículo. “A minha mãe me falou sobre o curso oferecido pelo CIP e que seria de graça, então fiquei com vontade de fazer, pois sei que futuramente irá me ajudar no mercado de trabalho. Agora quero fazer o curso de informática para ter mais oportunidades de emprego”.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, participou da solenidade de entrega dos certificados e reafirmou o compromisso da Prefeitura em diminuir a distância entre a população e o mercado de trabalho. “É emocionante saber que todas vocês agarram esta oportunidade e escolheram trilhar o caminho do sucesso. Vocês estão de parabéns pela força de vontade em vencer na vida. Agradeço ao nosso prefeito doutor Daniel por acreditar no nosso trabalho, tenham certeza que vamos continuar buscando parcerias e ofertando curso de qualificação profissional para todos os moradores de Ananindeua, seja no CIP, CRAS ou no SINE, pois os cursos auxiliam para que cada pessoa possa adquirir autonomia na sua vida, esse é o nosso grande objetivo. Minha gratidão a cada um que acredita no CIP, que acredita no nosso trabalho, que acredita que podemos contribuir e construir uma Ananindeua melhor”, finalizou a secretária.