Muita alegria e diversão na Oficina de Culinária para crianças em Ananindeua

24/10/2022 16h50 - Atualizada em 24/10/2022 18h33
Secom

Aprender as técnicas da cozinha de uma maneira educativa e divertida foi um dos objetivos da Oficina de Culinária organizada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), nesta segunda-feira, 24, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Uirapuru, bairro Icuí.  A ação faz parte de uma das programações especiais alusivas ao Dia das Crianças.

“O intuito da oficina foi promover uma atmosfera lúdica e interessante por meio das preparações e etapas das receitas de biscoitos. Estimular a imaginação das crianças, através de texturas, cores e sabores. E também promover o vínculo e a socialização da garotada, além de preparar nossos pequenos para o exercício de sua cidadania através da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

As crianças, acompanhadas de seus pais e responsáveis, tiveram uma aula pra lá de gostosa com a preparação de receitas práticas e rápidas ouvindo muitas dicas de alimentação. A responsável por conduzir os participantes nessa jornada de aprendizado foi a facilitadora Iara Lima , que há 2 anos trabalha no CRAS Uirapuru.

"Escolhemos a área da culinária, porque  temos o exercício da memória durante a execução de uma receita e a paciência de esperar o tempo necessário de preparo, a concentração para manusear e acertar medidas, temperatura e proporções, além dos conceitos científicos ao realizar as misturas. A garotada aprende brincando. Foi um dia divertido e diferente para todas as nossas crianças atendidas no CRAS", destacou Iara.

De maneira divertida, Cassiano Lima, de 9 anos, aprendeu a fazer biscoitos, alfajor e cookies. “Entre os ingredientes, o que me chamou mais atenção foi o amido de milho, era o único que eu não conhecia. Agora sei que devemos usar ele para preparar a massa”. 

Maria Eduarda, de 7 anos, gostou da oficina. “Eu achei muito legal. Brinquei com a massa, nos divertimos e fiz amizades. E o melhor foi comer tudo depois”.

Após moldados, os biscoitos foram colocados em uma forma e levados ao forno com a ajuda dos assistentes sociais do CRAS. Depois de prontos, com muita paciência por parte das crianças, para não comer antes da hora, os biscoitos começaram a ser decorados. Ketlley Leandra, de 12 anos, estava ansiosa com o resultado: “Eu achava que meu biscoito não ia ficar bom, mas ficou muito gostoso”.

Algumas mães que acompanharam seus filhos, aprovaram a iniciativa e também ajudaram no preparo dos biscoitos. “Eu gosto muito desses cursos oferecidos pelo CRAS, há 5 anos participo com minha filha das atividades, pois mexe muito com a parte lúdica e as crianças ficam bem independentes”, comentou Fabíola Negrão, de 32 anos, mãe de Maria Clara, 13 anos.