Bailarinas do CRAS são destaque em festival internacional de dança

27/10/2022 14h29 - Atualizada em 27/10/2022 14h44

Jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanabara, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura de Ananindeua, representaram o município na 29ª edição do Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), que ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro no Teatro da Paz. A dupla, Amanda Moraes e Clara Freitas, conquistou o primeiro lugar na categoria Duo Clássico Livre Juvenil, ao som de kaiowas, música regional indígena.

A bailarina Clara, de 15 anos, disse que não esperava ficar em primeiro lugar. “Eu ensaiei para apresentação, vinha para o CRAS pela manhã e passava as noite e madrugadas ensaiando, mas sempre cometia um erro. Lembro de ter ligado para a professora Airles um dia antes do início do festival e ter dito que eu não iria conseguir, apesar de todo meu esforço, porque não conseguia acertar alguns passos, ela me deu força e disse que iria dar tudo certo. E deu. Quando anunciaram que eu e minha dupla ganhamos, meu corpo paralisou, eu chorava de emoção”.

Para Clara, o festival foi apenas a realização de um de seus sonhos. “Sempre gostei muito de dançar, então quando eu tinha 8 anos de idade pedi para minha mãe me inscrever no balé. Ela me inscreveu em um que não era tão perto de casa e eu tinha que pegar ônibus, com o tempo tive que largar, porque não tínhamos mais condições de pagar pelos ônibus, então conheci o CRAS que vem ajudando a realizar os meus sonhos, ganhar o festival foi apenas um deles, quero continuar praticando, evoluir e ser uma bailarina profissional”.

Outra bailarina que também fez história no festival, foi Amanda, de 21 anos, que conquistou o prêmio Duo e ganhou uma bolsa de estudo na companhia Summer Intensive Do Pofahl Studios, em Gainesville, Flórida - Estados Unidos.

“Sou muito grata ao CRAS, pois sei que essa vitória só foi possível com o apoio e incentivo da equipe técnica daqui, dessa unidade, que há mais de 7 anos me acompanha, me apoia, me acolhe e me deu a oportunidade de praticar balé. Vejo o CRAS como uma porta de entrada tanto para mim como para outras crianças, adolescentes e jovens realizarem seus sonhos e serem pessoas melhores, porque assim como eu existem outras que não tem onde fazer balé, porque é caro, e o CRAS oferece isso para gente. Muito obrigada pela oportunidade, agora vou para os Estados Unidos dançar e me profissionalizar”, declarou Amanda.

O objetivo do SCFV é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e por meio das aulas de balé promove a autoestima das meninas e meninos, trabalha a disciplina, respeito, cuidado consigo  e com o próximo.

“O CRAS trabalha com o fortalecimento de vínculos, com o sentimento de pertencimento e desenvolve nos usuários o protagonismo social e autonomia. Nesses quesitos, temos realizado um ótimo trabalho, oferecendo para os meninos e meninas a oportunidade deles correrem atrás de seus sonhos, de serem autores de suas próprias histórias. Como professora e facilitadora do CRAS, estou muito orgulhosa da Amanda e da Clara, que agarraram com todas as suas forças essa oportunidade que a Prefeitura de Ananindeua deu e estão conseguindo realizar os seus sonhos, no caso delas, de serem bailarinas profissionais. Tenho certeza que elas vão conseguir conquistar seus objetivos e outras adolescentes e jovens irão surgir aqui no CRAS e se espelhar nelas”, informou a facilitadora do CRAS Guanabara, Airles Teixeira.

A secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima, enfatizou o intuito do trabalho oferecido pelo CRAS. “As oficinas como as de balé, oferecidas nos dez Cras de Ananindeua, são vivências culturais, lúdicas, esportivas e de lazer que buscam estimular a criatividade, propiciar o acesso aos serviços públicos na participação em eventos, manifestações artísticas e culturais como esta do FIDA, buscando sempre ampliar as oportunidades para inclusão social, descobrir talentos e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”.