Comunidade Quilombola de Ananindeua recebe serviços socioassistenciais

29/10/2022 11h59 - Atualizada em 29/10/2022 12h15

Com o objetivo de facilitar os atendimentos e promover o acesso aos serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou na sexta-feira, 28, mais uma edição do projeto CRAS na Comunidade. Desta vez, os beneficiados foram as famílias quilombolas que vivem no Abacatal, bairro Aurá.

“O projeto tem como finalidade levar ações da assistência social para as comunidades, apresentando os serviços disponíveis pela secretaria. Dessa forma, o Cras na Comunidade visa alcançar os usuários que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção ou que se encontram em localidades de difícil acesso”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Foram ofertados serviços de orientações do Cadastro Único, Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), benefícios socioassistenciais, além de diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Para a moradora Alessandra Viviane Estumano, de 18 anos, o serviço oferecido mais perto de casa é de extrema importância, pois facilita a vida de todos na comunidade. “ Tenho minha filha de apenas 3 meses, e já estava pensando como ia fazer para ir até o CRAS e com quem ia deixá-la para que eu pudesse buscar orientações sobre o Auxílio Brasil e o Programa Criança Feliz, mas graças a Deus essa ação veio em uma boa hora”, comentou.

A ação contou com a parceria da Universidade da Amazônia (UNAMA), onde os alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem conversaram com os participantes a respeito das ervas medicinais.

Já ao estudantes de graduação em Serviço Social orientaram, de forma lúdica, as crianças em relação ao enfrentamento da violência sexual infantil e, para os adultos, promoveu uma roda de conversa sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Edinalva Seabra, de 29 anos, aprovou a iniciativa. “Moramos numa área distante, e ter acesso aos serviços do CRAS aqui facilita muito. Foi ótimo receber tanto os serviços, quanto as orientações sobre os nossos direitos e garantias como mulheres, quanto mais conhecimento pudemos obter sobre o assunto é melhor”.

Durante o evento, as famílias também tiveram assessoria jurídica e a equipe do CRAS Estrela Ananin incentivou as crianças da comunidade quilombola do Abacatal sobre a importância da leitura, através da literacia familiar e entrega de livros doados pela Editora Paulus.

Livia Susana, de 11 anos, garantiu que irá ler todos os livros que ganhou. “Gosto muito de ler, em casa tenho uma estante cheia de livros e esses aqui serão os próximos que irei ler”.

O projeto também contou com o apoio do Conselho Tutelar III, Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Ananindeua, Guarda Municipal e da carismática Boneca Bolinha, com contação de história.