Ananindeua promove encontro sobre os direitos dos idosos

31/10/2022 19h09

Com o tema “Envelhecer com respeito e dignidade é um direito”, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta segunda-feira (31), na UNAMA, o II Encontro Municipal da Pessoa Idosa para debater políticas públicas, promover a integração, socialização e valorização dos idosos na cidade, oferecendo a eles a oportunidade de visibilidade dos grupos da terceira idade, estimulando a participação e inclusão da população idosa.

“Esse foi um momento super importante para os servidores, usuários dos serviços da Semcat e da sociedade como um todo, pois possibilita uma visão integrada da rede socioassistencial em Ananindeua. Além de elaborarmos propostas que contribuam para o fortalecimento e garantia de direito da pessoa idosa, por meio de debates e reflexões sobre esse assunto. Então esse momento é ímpar para conhecermos, compartilharmos e alinhamos um conjunto de ações na área da assistência social que atendam às necessidades da população idosa que vive na nossa cidade”, ressaltou a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina Sousa.

O encontro destacou os trabalhos que a Semcat realiza na busca pela qualidade de vida do idoso e a garantia de seu direito através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI). De acordo com a assistente social do CREAS I, Adriana Clícia, as maiores demandas da unidade são negligência e abandono de idosos, e que muitos desses casos que chegam até o centro é em busca de bem-estar e de se sentirem participantes e valorizados pela sociedade.

Pedro de Sousa, de 72 anos, participa do grupo intergeracional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do CRAS Uirapuru. “Há anos participo das atividades do CRAS e tô achando ótimo esse encontro, porque estamos expondo a nossa realidade, o que vivenciamos no dia a dia. O CRAS tem me ajudado bastante, faço apresentação de poesia, atividade esportiva e novas amizades, desde quando cheguei fui bem acolhido”.

A dona Nelma Vieira, de 72 anos, fez questão de compartilhar as transformações que o CRAS vem fazendo em sua vida. “Desde quando comecei a ser acompanhada pelos servidores do CRAS venho me sentindo melhor, eles nos escutam, nos acolhem, se preocupam com a gente, nos estimulam a participar das atividades, nos mostra que ainda somos capazes. É maravilhoso fazer parte dessa família”.

Durante o encontro, os grupos de dança da terceira idade dos CRAS Daniel Reis e Guanabara fizeram uma linda apresentação cultural em ritmo paraense e internacional.