Prefeitura leva diversos serviços aos moradores de Águas Lindas

17/11/2022 21h13 - Atualizada em 18/11/2022 08h34

Realizado na manhã da última quarta-feira (16), o CRAS na Comunidade movimentou os moradores do bairro Águas Lindas, em Ananindeua. A ação ocorreu Escola Yacta Rebelo e foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), com o apoio da Câmara Municipal e da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Diversos serviços foram disponibilizados para a população local. Quem compareceu ao evento pôde fazer atualização ou inscrição no Cadastro Único e, através da equipe multidisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Estrela Ananin, também pode obter orientações e se informar sobre os programas, projetos e serviços socioassistenciais, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Criança Feliz (PCF), Acessuas Trabalho Capacitação voltada ao mundo do trabalho; Serviço de Proteção Social no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Elaine Pinheiro, de 38 anos, aproveitou a ação para buscar informações sobre o Programa Auxílio Brasil. “Vim me informar sobre os programas federais e municipais, como o Auxílio Brasil, além de aproveitar para fazer logo o meu cadastro no CadÚnico. Moro aqui perto e foi melhor para gente ter esses serviços aqui na nossa comunidade, principalmente a gente que tem filho e não tem com quem deixar”.

Anastasia de Sousa, de 34 anos, destacou que a iniciativa é essencial para aproximar a população de serviços como o cadastro no CadÚnico. “Tenho amigos que já foram em outras edições do CRAS na Comunidade, agora foi a minha vez. É importante que a Prefeitura traga esse tipo de atividade para próximo dos moradores. Fiz minha atualização cadastral, de forma rápida e prática. E o melhor, perto de casa, sem precisar me locomover para a sede do Cad”.

Além dos serviços socioassistenciais, os moradores também puderam realizar testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C; aferir a pressão arterial; aferir a glicose; e atualizar a caderneta de vacinação, Regirlem Ferreira, de 28 anos, que levou a filha Thays, de 9 anos. “Ela precisava completar o esquema vacinal, então quando soube que tinha aqui na escola, aproveitei pra trazer. Hoje ela tomou a da Febre Amarela”, comentou.

“Estamos felizes, pois nosso maior objetivo é aproximar as famílias das políticas públicas ofertadas pelo executivo municipal. Nosso desafio é cuidar dessa população, que mesmo distante dos pólos centrais da cidade, devem ser assistidas e acolhidas em suas necessidades”, ressaltou o prefeito doutor Daniel.