Prefeitura de Ananindeua realizará 1ª Copa de Futebol Quilombola

18/11/2022 20h25 - Atualizada em 18/11/2022 20h51

A Comunidade do Abacatal, em Ananindeua, irá receber a 1ª edição da Copa de Futebol Quilombola na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro. O torneio, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), tem o objetivo incentivar a prática da atividade física, promover o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, além de combater o racismo.

“Estamos no mês da Consciência Negra, então pensamos em um evento para valorizar, prestigiar a cultura e a história do povo quilombola que vive no nosso município, além de fazer o intercâmbio entre as comunidades de Ananindeua e nada melhor para isso do que uma partida de futebol. A Copa Quilombola irá reunir cerca de 60 atletas, de dentro e fora da comunidade, que terão a oportunidade de conhecer e respeitar a comunidade e a cultura quilombola”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

O torneio será realizado no campo de futebol do Abacatal, localizado na Estrada do Aurá, KM 8, bairro Aurá, e inicia às 8:20h e vai até às 11h, cada partida terá duração de 20 minutos. Os jogadores, com idade entre 15 e 20 anos, serão divididos em dez times, dois feminino e oito masculino. O sistema  de  competição será de eliminatória  simples,  quem  perder  está  fora  e  quem  ganhar  continua sequencialmente até o final. O time campeão, 1º lugar, receberá troféu e medalhas, já o vice-campeão receberá medalhas relativas à 2ª colocação.

A copa também irá contar com apresentações culturais, através de capoeira e do grupo de dança do quilombo, além de roda de conversa sobre socialização da cultura quilombola do Abacatal com  a equipe da Universidade da Amazônia.